11 Ago

Espaços de Compostagem comunitária inovadores nascem no Município do Porto


Os Biorresíduos são um recurso valioso e podem ser utilizados para criar composto, um corretivo orgânico vital para as plantas e para o solo. A compostagem comunitária é um processo que trata localmente os biorresíduos produzidos numa comunidade, envolvendo diretamente o cidadão na resolução deste problema!
Os habitantes do Porto, passam a ter disponíveis dois espaços de compostagem comunitária: um junto ao Parque Infantil do Amial, e outro na Praça do Cávado, em Paranhos. O composto resultante do processo poderá ser usado por todos os participantes no projeto.
Este processo terá o acompanhamento do Mestre de Compostagem, figura fundamental para o sucesso desta iniciativa. Ele irá esclarecer todas as dúvidas e assegurar o bom funcionamento do da compostagem comunitária.

Para aderir e esclarecer dúvidas basta residir na área abrangida e contactar a Linha Porto.: 220 100 220.

Este projeto faz parte de uma estratégia integrada e intermunicipal de desvio de biorresíduos que será a chave para a concretização dos desafios lançados pela União Europeia, e opera em três escalas: 1) nas residências, 2) nas comunidades e 3) ao nível municipal/intermunicipal.
Esta iniciativa é uma colaboração entre a LIPOR e a empresa municipal Porto Ambiente, no âmbito do projeto CityLoops, financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 (H2020) e constitui um exemplo do que se pretende que seja uma solução sólida para o tratamento local de Biorresíduos na área da Lipor.

Com estes dois novos conceitos de compostagem comunitária no município do Porto e o também recente espaço do Bairro do Sobreiro no município da Maia, na área da Lipor existem agora 19 espaços de compostagem comunitária.

Compostagem Comunitária, Compostagem Caseira, Recolha Seletiva…várias soluções, o mesmo intuito! O importante é a participação do cidadão!

Saiba mais aqui.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi