05 Jan

LIPOR renova linha de granulação de composto, duplicando a sua capacidade de produção

Com capacidade de produção de cerca de 13.800 toneladas por ano de composto agrícola, a Lipor tem na sua instalação de valorização de bio resíduos, uma unidade de granulação de composto, que, após processamento, é comercializado no mercado sob a designação de NUTRIMAIS.

Este ano e no seguimento das atuais tendências de mercado onde se prevê um aumento significativo na procura de corretivos agrícolas no formato granulado, a Lipor planeou a renovação da linha de produção associada a este processo, prevendo-se que esteja completamente operacional em janeiro de 2022 e ocupando o mesmo espaço físico da linha existente, com o complemento de alguns novos equipamentos e zonas circundantes.

De facto, a nova conceção desta linha integra um conjunto de equipamentos que possibilitam a otimização da sua capacidade, bem como a melhoria da qualidade do produto final. Dadas as características do composto destinado a granulação a solução integra equipamentos com flexibilidade e eficiência suficientes para responder à evolução do processo. Nestas condições, a implementação de um sistema desta natureza requer a integração de diversas tecnologias necessárias ao processo, desde a entrada até à obtenção do produto final, onde se incluem os sistemas de extração de inertes (mesa densimétrica), trituração e calibração do composto (moinhos), secagem e arrefecimento, complementados por sistemas de gestão com um elevado nível de automação para responder às necessidades operativas de ajuste e regulação.

Espera-se, assim, que a produção, até agora de cerca de 1 t/hora, duplique para, pelo menos, cerca de 2 t/hora, e que mantendo o mesmo regime de operação passe a ter uma produção anual mínima de cerca de 6.000 toneladas de composto no formato granulado, para todo o tipo de práticas agrícolas, estando também disponível para aplicação em modo Biológico.

Esta unidade de produção da LIPOR, com um investimento que rondou os 1,7 M€, teve o apoio de fundos comunitários através do Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi