05 Jan

Projeto D-NOSES edita Diretrizes para projetos de ciência cidadã em comunidades com conflitos resultantes de odores

O projeto D-NOSES tem como objetivo capacitar os cidadãos para se tornarem uma força motriz que conduza à mudança através de uma ferramenta de co-criação que mapea e mede o problema dos odores, e co-projetar soluções com as principais partes interessadas. O D-NOSES criou ferramentas que podem ajudar a resolver o problema dos odores a uma escala global, tendo como ponto de partida casos de estudo locais coordenados em 10 países europeus e não europeus.

Aproveitando toda a experiência acumulada ao longo do desenvolvimento do projeto, o D-NOSES edita uma publicação com Diretrizes "Faça Você Mesmo” para projetos de ciência cidadã em comunidades com conflitos resultantes de odores. Estas diretrizes visam apoiar projetos de ciência cidadã em desenvolvimento em comunidades com conflitos resultantes de odores, oferecendo ferramentas testadas e dicas práticas para a execução de projetos e a sua adaptação a diferentes contextos.

Baseando-se em experiências piloto reais do projeto D-NOSES, estas diretrizes descrevem a abordagem e as metodologias usadas nos estudos de caso piloto do projeto para combater a poluição por odores nas comunidades afetadas. Como tal, são baseadas na experiência direta das pessoas envolvidas no projeto - nomeadamente comunidades com conflitos de odores, nos estudos-piloto, nas equipas de projeto e em vários relatórios do D-NOSES.

O principal público-alvo são cidadãos que vivem em situações de conflito resultantes de odores e que desejam tomar medidas para resolver os problemas de odor da sua região. No entanto, as Diretrizes podem ser usadas por qualquer pessoa interessada ou afetada pela poluição por odores.

Ao mesmo tempo poderão ser úteis para outras partes interessadas nas áreas de conflito, nomeadamente as autoridades locais e os responsáveis pela fonte da poluição e pelas atividades de emissão de odores.

Embora focadas na poluição por odores, estas diretrizes podem ser adaptadas para uso em projetos que abordam outras questões ambientais, como poluição sonora, deposição ilegal de resíduos, produtos químicos e gases de efeito estufa.

Pode aceder às Diretrizes aqui (documento em Inglês).

Pode descarregar a brochura do projeto D-NOSES aqui.

Pode também descarregar a App Odour Collect para Android e IOS

Para mais informações e documentação sobre o projeto consulte o site http://dnoses.eu/


O Projeto Distributed Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability (D-NOSES) recebeu financiamento da União Europeia, Horizon 2020 Science with & for Society Call (SwafS) ao abrigo do contrato de concessão nº 789315.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi