Há 6 dias

Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a prevenção do lixo marinho

Com o projeto Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar, a LIPOR, em parceria com o IPDJ, e ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 - Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho, desenvolveu um conjunto de iniciativas, atividades e ferramentas. Estas ações promoveram, tal como é o objetivo do projeto, a literacia sobre os oceanos e a proteção e preservação do mar, integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial.

Assim, tendo em conta que tudo o que a Natureza nos oferece é um empréstimo, faz parte do compromisso da LIPOR com a Sustentabilidade garantir que os resíduos não vão parar aos recursos marinhos e fluviais.

Como tal, este ato de generosidade e reciprocidade traduziu-se em cerca de 219 ações de sensibilização, que entre campanhas de prevenção e redução na utilização do plástico, ações de acolhimento no Parque Aventura da Lipor, sessões de cinema e exibição de vídeos, visitas ao Circuito Interpretativo do Trilho Ecológico/Rio Tinto e sessões de esclarecimento, abrangeu mais de 9 400 participantes. Destaque-se as Sessões de Esclarecimento e sensibilização nos Armazéns APRESTOS de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que, em contacto presencial, abrangeram 79 homens do mar e de terra.

Envolver a comunidade nas atividades é, claramente, um passo significativo para a melhoria ambiental. Como tal, desde o início do projeto realizaram-se 11 ações de plogging. Nestas "Corridas Limpa Praias” contou-se com a presença de 504 participantes e 399kg de resíduos foram encaminhados para valorização, na sua totalidade.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a correta gestão de resíduos, bem como para um consumo mais consciente e sustentável, foram, ainda, realizadas 8 campanhas de sensibilização em praias, que abrangeram 650 pessoas. Esta campanha decorreu durante a época balnear e consistiu na sensibilização dos banhistas em praias dos municípios associados à LIPOR. Nestas ações, os banhistas eram convidados a reciclar os seus próprios resíduos (produzidos na praia), usando o saco oferecido no momento. À saída, os participantes dirigiam-se ao espaço do "Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” e entregavam os resíduos para reciclagem e, como reconhecimento, recebiam o Guia de Boas Práticas.

Tendo como intuito informar sobre a problemática do lixo marinho, o projeto, e o Guia de Boas Práticas foram concretizadas 11 itinerâncias, com uma exposição de sensibilização, envolvendo 2020 pessoas. A exposição contemplou informação sobre a problemática do lixo marinho, o projeto e sobre o Guia de Boas Práticas disponíveis numa mesa interativa e num quiosque multimédia (mupi), com um vídeo e um jogo "Corrida Limpa Praias”. A exposição passou por diferentes espaços, exteriores e interiores, dos 8 municípios da área de abrangência da LIPOR. Embora finalizada a itinerância, a exposição continuará permanente na receção do Edifício Sede da LIPOR.

Em termos digitais, realizaram-se campanhas nas redes sociais, potenciando-se o contacto com a campanha, sensibilizando para o tema em questão e, ao mesmo tempo, possibilitando descarregar o Guias de Boas Práticas Digital ("Guia para um verão azul”) e, jogar o "Corrida Limpa Praias”. Desta forma, conseguimos chegar a cerca de 380 mil pessoas.

Porque reconhecemos o seu potencial e porque sabemos que, vivendo longe ou perto dos rios ou mares, podemos afetar os recursos marinhos e fluviais, de tudo fazemos para que o futuro sustentável. Não nos devemos esquecer que os resíduos não podem acabar no Oceano. Há que pôr fim a isto! Junte-se a nós e continue a história da prevenção do lixo marinho. Ainda "Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”. 

Saiba mais sobre o projeto aqui!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi