Fardos de embalagens de plástico
20 Abr

Cidadãos dos oito municípios da Lipor batem recordes na Reciclagem

Em 2021 a LIPOR recebeu cerca de 106 455 toneladas de materiais provenientes da Recolha Seletiva Porta a Porta, da Recolha de Proximidade com contentores de acesso condicionado, dos Ecopontos e Ecocentros o que significa um crescimento de +6,5% relativamente a 2020.

Desta forma, em 2021 a LIPOR rececionou no seu Centro de Triagem e Plataformas de Valorização 63.162 toneladas de materiais para reciclagem* e na Central de Valorização Orgânica 43.293 toneladas de biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes).

Uma excelente notícia é o decréscimo na produção de resíduos indiferenciado pelo segundo ano consecutivo, para 384 855 toneladas (-2,4% que em 2020), do qual somente 1,2% da produção total, foi depositado em Aterro. A LIPOR aproveitou o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu, em 2021, a exportação para a rede nacional da EDP de cerca de 158 GWh de energia elétrica.

Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os Municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a valorizar.

Os produtos Lipor, nomeadamente os Recicláveis, papel e cartão, plásticos, vidro e metais, o Composto Orgânico Nutrimais® e a Energia Elétrica exportada, tiveram um impacte positivo na redução de emissões para a atmosfera na ordem das 104 326 tCO2e (ver Nota 1), o que representa o sequestro florestal de mais de dez milhões e quatrocentas mil árvores.

A LIPOR conseguiu, em pouco mais de 20 anos, criar um Sistema de Valorização e Tratamento de resíduos, com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos, assim valorizando praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto. A LIPOR quer continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em Sistemas e Infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de resíduos e na consequente eliminação da deposição de resíduos nos Aterros.

LIPOR | 40 Anos a reinventar o amanhã


Legenda:
* Embalagens de Papel e Cartão + Vidro + Embalagens de Plástico e Metal + Esferovite + Sucatas + Tampinhas

BIORRESÍDUOS: Resíduos Verdes + Resíduos Verdes Cemitérios + Resíduos Alimentares

Nota 1: Impacte indireto (emissões evitadas) dos produtos Lipor que concorrem para a substituição de atividades mais intensivas em carbono: 1) Utilização de recicláveis nas atividades económicas (que evitam a produção de materiais virgens indústria); 2) Aplicação do composto Nutrimais (que substitui a produção de fertilizantes sintéticos azotados) e, 3) Produção elétrica por combustíveis fósseis.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi