22 Jun

Sustentabilidade “Dentro de Portas” no Município da Maia

Campanha "A Maia pelo Clima: Estratégia Local, Mudança global”

A Campanha "A Maia Pelo Clima Estratégia Local, Mudança Global:”, resultou da aprovação da candidatura "Ações de comunicação, divulgação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, apresentada ao POSEUR.

A candidatura insere-se no eixo prioritário: "promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos” e vai ao encontro dos objetivos preconizados pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pelo Quadro Estratégico para a Política Climática e Compromisso para o Crescimento Verde.

No âmbito da Campanha pretende-se promover o conhecimento na área da mitigação e adaptação às alterações climáticas, prevendo a disseminação de uma mensagem que envolva o cidadão e que o leve a ser parte da solução - requisito chave para o sucesso da redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Esta operação assenta na alteração de hábitos e comportamentos em ambiente coletivo, estando direcionada para diversos públicos-alvo, nomeadamente a população escolar, os colaboradores da Câmara Municipal, os principais agentes locais e os cidadãos em geral.

A Campanha desdobrou-se em várias ações:
  • Ações de Formação/Sensibilização | Workshop’s (6 sessões) - Dinamização de ações para capacitar e integrar os atores locais e a comunidade em geral para a temática, promovendo e aprofundando o seu conhecimento, através de uma base fundamental do conhecimento nesta área, bem como dos riscos e das medidas de mitigação e adaptação, em prossecução no Município.
  • Atividades teórico-práticas de sensibilização – 20 sessões (Público Alvo: Crianças e jovens em idade escolar – 2º e 3º ciclo do Ensino Básico) - desenvolvimento de ações com uma componente teórica inicial de formação/sensibilização dos alunos, seguida de um conjunto de atividades práticas e lúdicas de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
  • Concurso de imagem (Público Alvo: Jovens em idade escolar – Ensino Secundário) - Concurso de imagem, para os alunos registarem/ilustrarem imagens que correspondam a situações associadas aos riscos e vulnerabilidades do território do Concelho da Maia às Alterações Climáticas
  • Exposição Digital Interativa (Público Alvo: População em geral) - – Exposição digital, com caráter itinerante sobre as Alterações Climáticas, no sentido de aproximar o público visitante da problemática em causa, usando uma comunicação visual forte, contribuindo para a promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e efetivos. 
  • Espaço Demonstrativo | Painel Interativo - Espaço de demonstração alusivo à temática das Alterações Climáticas, assente em estruturas digitais interativas. 
  • Plataforma sobre Alterações Climáticas - Plataforma que se traduz num repositório de informação sobre as Alterações Climáticas, traduzindo-se num elo importante de ligação com o público e num veículo privilegiado de comunicação. 

Saiba mais aqui.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi