Há 5 dias

A expansão em larga escala do KAYT e PAYT pela REthinkWASTE chega a Portugal

Tem lugar hoje, 20 de setembro, na LIPOR, uma sessão de benchmarking sobre o PAYT e KAYT promovido pela REthinkWASTE.
 
A agenda da iniciativa começa com uma visita às instalações da Maiambiente para que os especialistas possam conhecer o esquema PAYT introduzido no Município.
A agenda da Iniciativa prevê uma breve apresentação das principais características do projeto Life REthinkWASTE e da experiência de Bassano del Grappa (Região do Veneto, Itália), uma das áreas piloto. Posteriormente, o foco será na apresentação das ferramentas desenvolvidas no âmbito dos projetos, como o kit de ferramentas de autoavaliação e o DSS (Sistema de Apoio à Decisão), que permitirá aos participantes ter uma visão geral dos resultados que podem ser alcançados com a adoção do KAYT e PAYT nas suas áreas de atuação.

Haverá lugar, ainda, à apresentação do estudo-chave da Região do Veneto, onde os esquemas PAYT estão em uso há muitos anos. A intervenção evidenciará a eficácia dessa abordagem.

A Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) implementada nas quatro áreas piloto do projeto REthinkWASTE adicionará mais informações aos participantes sobre as características desses esquemas. O workshop terminará com uma discussão aberta entre os participantes com o objetivo de esclarecer dúvidas e agregar novas perspetivas, uma excelente ocasião para difundir a abordagem REthinkWASTE para PAYT e KAYT! As ações de expansão em larga escala do projeto Life REthinkWASTE começaram na primavera passada, com as oficinas realizadas na Região do Veneto, as oficinas online na Catalunha e as sessões de benchmarking organizadas na Ancona.

Durante as próximas semanas e até o final de 2022, outras regiões italianas – como Friuli Venezia Giulia, Úmbria, Puglia, Sicília, Sardenha ou Toscana – assim como cidades europeias como Pamplona (ES) e Atenas (GR), acolherão sessões de benchmarking e formação para empresas locais de gestão de resíduos e respetivos Municípios. O objetivo geral dessas atividades é tornar os tomadores de decisão locais mais familiarizados com os esquemas inovadores do KAYT (Know-as-you-throw) e PAYT (Pay-as-you-throw).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi