Há 5 dias

Sustentabilidade "Dentro de Portas" no Município da Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim mais sustentável e mais saudável

O Bom Ambiente é um desígnio da sociedade do século XXI. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aposta na mobilidade sustentável, com prioridade para os peões e para as bicicletas.

Neste sentido o Município da Póvoa de Varzim implementou um conjunto de medidas que, no seu total, ultrapassam os 10 milhões de euros, com particular destaque para a nova rede de ciclovias (+ de 27 km), com o apoio de mais de 50 parques para estacionamento de bicicletas, apoiada por uma nova rede de transportes públicos, desenhada no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Póvoa de Varzim, e a renovação do Centro Coordenador de Transportes enquanto polo agregador das soluções de mobilidade no concelho.

A Póvoa de Varzim apresenta uma rede de ciclovias que cobre, praticamente, toda a cidade. São elas: Ciclovia da Marginal (4.2 km); Ciclovia do Parque da Cidade à Marginal (1.8 km); Ciclovia Avenida 25 de Abril (3.5 km); Ciclovia de Penouces à Marginal (2.7 km) e Ciclovia de Penalves à Estação de Metro (1.3 km). Com esta rede pretende o Executivo impulsionar o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo, suave e sustentável, tendo em vista a descarbonização da cidade.
Por outro lado, a Ciclovia da Póvoa a Balasar (18.1 km), que resulta da requalificação e valorização do ramal ferroviário que liga Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão, atualmente desativado, veio permitir a ligação ciclável entre os dois concelhos, atravessando o coração das freguesias. Estas medidas enquadram-se numa estratégia de sustentabilidade com enfoque na criação de oportunidades para que seja possível incrementar a utilização de modos suaves no concelho.
Outro grande investimento do Município prende-se com a rede de passadiços ao longo de praticamente toda a costa, cerca de 16 km de frente de mar, até ao limite norte do concelho. Esta infraestrutura, que integra também o traçado do Caminho Português de Santiago pela Costa, é utilizado diariamente por milhares de pessoas.

Também na reabilitação urbana o vetor da mobilidade sustentável não foi esquecido. Assim, no planeamento e execução de importantes obras de requalificação do espaço urbano, designadamente no centro histórico da cidade, foi dada primazia ao peão, alargando os passeios, criando zonas de utilização, preferencialmente, pedonal e áreas de lazer, retirando o trânsito "parasita” do centro da cidade. Há, pois, a preocupação de devolver a cidade às pessoas, uma cidade viva, verde e dinâmica, alicerçada no desígnio da "cidade dos 15 minutos”, aquela em que um munícipe não precisa de despender mais de 15 minutos, a pé ou de bicicleta, para chegar aos principais serviços da cidade.  Ao trabalharmos por uma cidade que sirva as pessoas e não os carros é a oportunidade para termos mais paz, ruas mais verdes, deslocarmo-nos a pé ou de bicicleta, fazermos compras perto de casa, ter acesso a múltiplos serviços municipais, entre outros.

De modo a incentivar a utilização de meios de transporte menos poluentes e amigos do ambiente, o Município da Póvoa de Varzim decidiu isentar, desde o mês de julho de 2019, todos os veículos elétricos do pagamento de estacionamento tarifado à superfície. A medida vigora durante 10 anos, em todas as zonas com parquímetros da cidade, e é válida para residentes e não residentes na Póvoa de Varzim. Em paralelo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou um concurso para que empresas que operem na área do carregamento de veículos elétricos possam investir na cidade e montarem, em várias zonas, postos de abastecimento de energia para este tipo de veículos automóveis.

Assumindo que o futuro se assegura hoje, o Executivo implementou um projeto dirigido a todas as escolas do 1º Ciclo "É Bom Pedalar Aqui!”. Este projeto, implementado com sucesso desde o ano 2020, leva o ensino da utilização da bicicleta aos alunos do 4º ano. Inicialmente implementado em formato de projeto piloto e em apenas 5 escolas, o projeto decorre atualmente em todas as escolas do 1º ciclo do concelho. A implementação deste projeto permitiu, igualmente, dotar as escolas de pistas cicláveis e de bicicletas, capacetes, coletes e sinalização para utilização pelos alunos e para simulação de situações do dia-a-dia de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. O plano educativo decorre ao longo de todo o ano e integra ações teóricas e práticas onde se abordam as regras de segurança e se promove a utilização da bicicleta.

O Município da Póvoa de Varzim tem, desde 2019, assinalado a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto alargado de iniciativas, dirigidas a diferentes públicos, e com as quais pretende, em sentido mais amplo, sensibilizar a população e promover comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, que passam pela escolha consciente do modo de transporte, designadamente no impacto que tal escolha tem na qualidade do ar, na mitigação das alterações climáticas e na redução do ruido.

Ao proporcionar oportunidades para que os munícipes se desloquem a pé, utilizem a bicicleta ou os transportes públicos, o Município lança o desafio para a redescoberta do concelho, das suas gentes e do seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Pelo Município da Póvoa de Varzim.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi