18 Nov

Semana Europeia da Prevenção 2022 – Mais de 155 ações a decorrer nos Municípios Associados da LIPOR

#40AnosLIPOR

Está a decorrer a edição de 2022 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), entre os dias 19 e 27 de novembro com o tema central Têxteis Circulares & Sustentáveis.
 
Na área de influência da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas 156 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana, abrangendo diferentes públicos-alvo.

Estamos todos incluídos na causa ambiental e a prevenção é absolutamente essencial. Imbuídas nesta missão, são inúmeras as entidades participantes, nomeadamente: Municípios Associados da LIPOR; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, Mar Shopping; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; LIPOR e Cidadãos em nome individual, entre muitas outras.

O dia 19 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022 e são muitas as atividades a acontecer. 

No dia 22 de novembro, a Academia LIPOR promove o Curso "Impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade" que visa promover a partilha do conhecimento no âmbito das alterações climáticas, reconhecer o seu impacto na biodiversidade e sensibilizar para os gestos a ter em conta para contrariar este ciclo.

Já a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a 19 de novembro dinamiza o Workshop DIY - Reparação de peças via bordado criativo ou reparação meias com técnica passajar e a 22 de novembro o Workshop DIY - Personalização de t-shirt com bolso (gratuito), no qual os participantes aprendem a personalizar uma t-shirt com um bolso de outro tecido. Este workshop é realizado pela "Vintage for a cause" e é destinado à Associação de Reformados. Já no dia 26 de novembro, dinamiza, ainda, a sessão "À conversa com... Os desafios da indústria têxtil na prevenção de resíduos".

Vista a camisola da causa ambiental, pois durante toda a semana, decorrerá uma Recolha de materiais - Campanha "Dress a Girl", que tem a missão de vestir meninas (e meninos) de países carenciados, levando-lhes dignidade, proteção e esperança. Esta campanha de recolha envolverá todas as escolas do concelho, assim como, empresas e Juntas de Freguesias.

A Câmara Municipal de Matosinhos dinamizará uma série de Workshops "Da camisola ao saco" (21 de novembro), "Do algodão ao linho" (22 de novembro), "Ulisses e o fabuloso destino do lixo" (24 de novembro) e "Costura Criativa” (25 e 27 de novembro).

O Centro Educativo Quinta do Passal do Município de Gondomar dinamizará uma série de iniciativas à disposição de todos, das quais de destacam, no dia 19 de novembro, um Mercado de Trocas em parceria a Let's Swap. 

Durante toda a semana serão dinamizadas as oficinas "Reutilizar com Imagina", em que as crianças são desafiadas a serem os influenciadores da reutilização, transformando rolhas de cortiça, tampinhas e garrafas de plástico e elementos naturais como ramos de árvores, folhas, casca menor de sobreiro (cortiça), bolotas, entre outros. 

A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho promoverá a iniciativa "Retalhos com Vida”, que tem como objetivo principal, dar uma nova vida a camisas, calças e tecidos doados, transformando-os em aventais, acessórios úteis para guardar pertences, como sacos de tecido, sempre com a intenção de serem doados. 

A Escola Básica Quinta do Vieira do Município de Matosinhos promoverá a iniciativa "Planeta + Dar e receber”, onde na zona exterior de acesso à escola, será colocado um armário com prateleiras, onde as pessoas poderão entregar e/ou recolher os artigos têxteis que já não usam ou que necessitem usar. 

Durante toda a semana, o MarShopping promoverá "Repair Café”, a Exposição da Compostagem Caseira e uma Campanha de doação de roupas.

A LIPOR elaborou um Guia sobre a temática dos Têxteis, com soluções de redução, reutilização e reciclagem. O guia apresenta a problemática dos têxteis, os impactos da produção e consumo na sustentabilidade, bem como um conjunto de casos de estudo de boas práticas de redução, reutilização e reciclagem implementadas por empresas, associações e municípios a nível nacional. 

Ainda, durante toda a Semana destacamos as seguintes ações: 
  • No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos e um vídeo explicativo sobre a problemática de produção de lixo invisível, em peças de uso diário.
  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição Muppies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;
  • A LIPOR publicará dicas de prevenção de resíduos nos seus canais internos e externos associadas ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto #somospelasustentabilidade.
  • A LIPOR colocará à disposição dos seus colaboradores e dos seus visitantes uma estrutura destinada à troca de livros: traga um livro, leve um livro!
  • O EcocentroMóvel fará uma itinerância pelos municípios associados da LIPOR. Consulte as datas em que este equipamento estará no seu município!

LIPOR | 40 anos a reinventar o amanhã

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi