28 Nov 2022

LIPOR recebe assembleia geral do projeto H2020 HOOP

Nos passados dias 23 e 24 de novembro a LIPOR foi a anfitriã da 3ª assembleia geral do projeto HOOP.

Este projeto, financiado ao abrigo do programa Horizonte 2020, cria uma rede de "regiões-farol” para iniciativas de bioeconomia urbana circular, de grande escala, com foco no desenvolvimento de produtos de base biológica, a partir de biorresíduos e águas residuais. O Grande Porto é uma das 8 "regiões farol” do HOOP, através da participação da LIPOR no projeto.

A 3ª assembleia geral do HOOP, que assinala a metade do período do projeto, contou com a presença de representantes de 21 parceiros do consórcio, de 9 países europeus.

No dia 23 os trabalhos foram realizados na Porto Innovation Hub, sob a coordenação da entidade líder do consórcio, o CETENMA. Foi feito o ponto de situação e objetivos futuros das várias atividades do projeto, com especial destaque para os planos de Assistência ao Desenvolvimento de Projetos de Bioeconomia que será providenciado às 8 regiões-farol.

No dia 24 os trabalhos foram realizados na LIPOR, que apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver nos domínios da inovação, comunicação e gestão de biorresíduos. Foi realizada uma visita técnica à unidade de compostagem e Horta da Formiga. Houve ainda apresentação de três membros da rede de cidades e regiões do HOOP (CIMAC, CM Lisboa e Valorsul).

Biowaste Club

Em complemento à assembleia geral, na tarde do dia 24, a LIPOR realizou um evento Biowaste Club sob o tema "De Biorresíduos a Bioprodutos”, que contou com a presença de 31 participantes incluindo os parceiros do HOOP e representantes de entidades da cadeia de valor dos biorresíduos no Grande Porto. O Biowaste Club contou com a apresentação de case studies de 4 parceiros do HOOP (CETAQUA, CSCP, Munster e Murcia) e com um showcase de 4 produtos com base em biorresíduos e discussão com os participantes acerca dos mesmos.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi