02 Dez 2022

É Natal na Casa do Corim

#40AnosLIPOR

A Casa do Corim, um espaço multifuncional, de promoção da sustentabilidade, empreendedorismo, proteção do ambiente e capacitação dos cidadãos para diferentes temáticas ambientais, agora dinamizada pela LIPOR, no âmbito de uma parceria institucional com o Município da Maia, apresenta uma programação de Natal para todos.

Aliar a época natalícia à preservação, divulgação e valorização do património cultural é o mote para a apresentação de uma programação cultural, que combina a Exposição de Presépios "Natividade” do artista Cristóvam Dias, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Matosinhos, onde a arte presepista será a protagonista, num esforço de preservação de uma arte muito típica como é a olaria. A coleção pessoal de Cristóvam Dias, cedida após a morte do artista à autarquia de Matosinhos perpetua a tradição do presépio.
Assim, numa Parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, "Natividade” estará aberta ao público e grupos organizados todos os dias úteis entre as 9h30 e as 16h30 de 12 a 23 de dezembro, reabrindo de 03 a 27 de janeiro de 2023.

Esta exposição será ainda enriquecida com atividades diversas, das quais destacamos workshops de olaria com José Ferreira, Oleiro de Figurado de Barcelos, a pintura de azulejos, uma Tertúlia História, Lendas e Narrativas do Presépio por Joel Cleto e um Mercado de Natal, dia 17 de dezembro entre as 14h00 e as 18h00, com a participação da Lets Swap para a troca de vestuário e brinquedos em 2ª mão e uma pequenina venda de produtos biológicos. A 14 de janeiro, sob o mote dos Reis, o Mercado repetir-se-á e contará com mais uma tradição bem portuguesa: o "Cantar as Janeiras”.

Esta primeira iniciativa da Casa do Corim irá dar início ao nosso propósito de divulgação do património local e regional, impulsionando a partilha de conhecimento.

Convidamos toda a Comunidade a participar e a encontrar na Casa do Corim atividades de preservação de memórias coletivas e que nesta quadra estarão intimamente ligadas ao Natal e ao artesanato, fazendo da Casa do Corim um local de cultura e arte popular.

Consulte aqui a programação! 

E, tome nota: a inscrição é obrigatória para grupos organizados, assim como a participação em workshops em dias úteis.

LIPOR | 40 anos a reinventar o amanhã

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi