20 Set
Fórum de Ética da Católica Porto Business School reflete sobre o lóbi, com a participação ativa da LIPOR
A expressão lóbi pode ter várias interpretações, variando conforme o interlocutor. No entanto, para o público em geral, assume frequentemente uma conotação negativa e, por vezes, muito próxima de tráfico de influências. Apesar de não estar ainda regulamentado em Portugal, o tema suscita questões éticas que exigem uma reflexão coletiva e aprofundada.
Este tema do "Lóbi e Tráfico de Influências” foi, assim, um dos destaques das três sessões de 2024 do Fórum de Ética da Católica Porto Business School. A LIPOR, representada por Paula Mendes, desempenhou um papel central nesta reflexão, juntamente com outros membros do Fórum, nomeadamente Ângela Fernandes (DST Group) e José Ricardo Gonçalves (RBMS Advogados). Como organização comprometida com a sustentabilidade e membro ativo do Fórum de Ética, a LIPOR tem um forte interesse na promoção de práticas éticas, especialmente no que diz respeito à transparência e responsabilidade nas interações entre setores privados e públicos.
Durante a sessão, os representantes contribuíram para uma discussão frutuosa sobre a linha tênue que separa o lóbi legítimo do tráfico de influências, sublinhando a importância da ética na regulação dessas práticas. Para a LIPOR, que há muito se posiciona como uma organização que valoriza a integridade e as práticas transparentes, esta discussão é crucial, reforçando o compromisso das empresas com a conformidade e a ética no relacionamento com a administração pública e decisores políticos.
Esta é uma discussão em aberto e que deverá contar com a participação de todos os interessados e intervenientes na definição de políticas públicas, permitindo uma regulamentação clara e eficaz do lóbi, que possibilite uma separação nítida entre as práticas legítimas de representação de interesses e o tráfico de influências, promovendo decisões que beneficiem a sociedade como um todo.
Leia, na íntegra, o artigo da Professora Helena Gonçalves e da Professora Susana Magalhães na VER