25 Fev
Primeiro ano de projeto CITRES: LIPOR submete relatório de atividades ao Camões I.P. e à Comissão Europeia
No âmbito do Projeto CITRES - Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos na Ilha do Maio, em Cabo Verde, a LIPOR, enquanto parceiro implementador técnico, elaborou e submeteu o relatório de atividades referente ao ano de 2024 ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e à Comissão Europeia.
Este documento reflete as ações técnicas desenvolvidas pela LIPOR no primeiro ano do projeto, evidenciando os avanços na implementação de um sistema eficiente de recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos na Ilha do Maio, contribuindo para fortalecer a capacidade da Câmara Municipal do Maio na gestão sustentável dos resíduos.
O primeiro ano de Projeto foi dedicado à instalação local, à preparação e lançamento dos procedimentos concursais para os Estudos técnicos essenciais, ao desenho da solução técnica de recolha seletiva, que vai impactar com as futuras operações, ao mapeamento dos stakeholders chave, à definição de uma estratégia de envolvimento e capacitação de grupos-alvo específicos e à estratégia de branding de Projeto com a definição de identidade, estrutura de website e diversas peças de suporte.
O Projeto CITRES Maio é cofinanciado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., que, além do apoio financeiro, assegura a implementação do projeto no modelo de cooperação delegada.
Este projeto representa um passo significativo na promoção da economia circular, preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida na Ilha do Maio.