26 Mar
LIPOR em missão técnica no Equador
No âmbito da prestação de serviços para apoio ao desenvolvimento de uma ferramenta para operadores de resíduos da América Latina, na qual a LIPOR participa enquanto peer review, a LIPOR rumou ao Equador com uma equipa técnica do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento para completar mais uma missão de Projeto.
Durante os dias 17,18 e 19 de março, em Cuenca, reuniram-se a equipa consultora de Projeto com uma equipa constituída por operadores de resíduos da América Latina, nomeadamente representantes de municípios da Argentina e do Equador, para se iniciar a fase de testes à ferramenta que se encontra em desenvolvimentos. Foi ainda oportunidade desta missão, a realização de um workshop de consolidação da ferramenta de gestão integrada de resíduos urbanos, nos escritórios da EMAC EP - Empresa Pública Municipal de Aseo de Cuenca e visitas técnicas às oficinas da EMAC.
Para cada módulo constituinte da ferramenta, o trabalho foi orientado à descrição individual de objetivos estratégicos, definição de KPIs, metodologias de cálculo de indicadores, reflexão da majoração de cada indicador, entre outras tarefas.
As Boas Práticas, inspiradores e como base de todo o trabalho, foram outra das matérias em destaque.
Esta ferramenta, apesar de uso voluntário, espera-se que seja um contributo para uma melhoria de eficiência no registo e reporte de informação de resíduos, como suporte à tomada de decisão estratégica e desenvolvimento da América Latina.
A ferramenta tem como objetivo melhorar o desempenho de entidades de gestão de resíduos sólidos urbanos, induzindo-as a um processo de transformação institucional com o propósito do alcance da Economia Circular e da sustentabilidade financeira, administrativa e operacional.