28 Out

Presidente da Câmara Municipal do Maio valida solução desenhada pela LIPOR

A LIPOR participou numa reunião técnica com a Câmara Municipal do Maio no âmbito da prestação de serviços da LIPOR International – Global Waste Management, atualmente em curso na ilha.

O encontro teve como principal objetivo analisar o desenvolvimento do CITRES, projeto que decorre em Cabo Verde com a expertise da LIPOR, e apresentar a proposta de solução, decidindo em conjunto o melhor caminho para a ilha do Maio.

A Equipa de Consultores da LIPOR apresentou os estudos realizados e as projeções elaboradas com base no contexto da ilha. Foi ainda validada a solução de recolha seletiva de resíduos urbanos a implementar em toda a ilha, que contempla três fluxos multimaterial – papel/cartão, plástico/metal, vidro – possibilitando o encaminhamento dos materiais para reciclagem e contribuindo para a promoção da economia circular no Maio. 

O encontro permitiu também apresentar o Programa de Comunicação e Educação Ambiental delineado, bem como as próximas iniciativas a dinamizar no território, com vista ao envolvimento da comunidade e à construção de um espírito de pertença em torno do projeto.

A reunião teve lugar no dia 15 de outubro, na Casa da Juventude da Ilha do Maio, e contou com a presença de representantes do Camões, I.P., e a Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

O Projeto CITRES Maio - Centro Integrado de Tratamento e Recolha de Resíduos Sólidos na Ilha do Maio é cofinanciado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., que, além do apoio financeiro, assegura a implementação do projeto no modelo de cooperação delegada. O Projeto conta com a participação da LIPOR enquanto parceiro implementador e especialista em gestão de resíduos, e está em implementação desde 2024.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi