29 Out
Comité de Direção em consenso com o futuro do CITRES
No dia 16 de outubro, a LIPOR participou na reunião do Comité de Direção do Projeto CITRES, que contou a presença de representantes da União Europeia, da Direção Nacional de Ambiente (DNA), da Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde (ANAS), do Presidente da Câmara Municipal do Maio e elementos do seu executivo, do Camões, I.P., e da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.
O encontro teve como principais objetivos o acompanhamento da execução do projeto, a verificação do cronograma e a análise da previsão orçamental, assegurando o bom progresso do projeto.
Durante a reunião foram também analisadas as debilidades atualmente identificadas na implementação do projeto e, de forma consensual e colaborativa, após debate e reflexão conjunta, foram definidos quais os caminhos futuros do projeto na ilha do Maio.
Ficou igualmente decidido que o projeto CITRES será alvo de uma reprogramação, com o alargamento do prazo de execução por mais um ano.
No primeiro trimestre de 2026, prevê-se a conclusão dos Estudos Prévios e do Estudo de Impacte Ambiental, momento a partir do qual o projeto deverá ganhar um novo impulso na sua implementação.
O Projeto CITRES Maio é cofinanciado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., que, além do apoio financeiro, assegura a implementação do projeto no modelo de cooperação delegada.
