03 Nov
ENEA 2030: Primeira sessão temática dedicada à Economia Circular realizou-se na LIPOR
Presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, realizou-se nas instalações da LIPOR, a primeira de cinco sessões temáticas que integram o processo de revisão participada da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), instrumento estratégico de política pública que orienta a ação nacional neste domínio.
Dedicada ao tema "Promover a Economia Circular", a sessão contou com uma mesa-redonda composta por Fernando Leite (LIPOR), Carlos Ribeiro (Laboratório da Paisagem), Luísa Magalhães (Smart Waste Portugal) e Margarida Zoccoli (Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa), com moderação de Ana Santiago (Electrão). O painel contou ainda com os relatores Joaquim Ramos Pinto (ASPEA) e Carla Gomes (OIKOS Leiria).
Durante o encontro, foram apresentados os eixos temáticos que orientarão a ENEA 2030:
- Agir pelo Clima
- Usar a Água com Eficiência
- Restaurar os Ecossistemas
- Promover a Economia Circular
- Proteger os Oceanos
Estes eixos serão suportados por três dimensões estratégicas, que visam uma Educação Ambiental + Dinâmica, + Criativa e + Consciente.
Da mesa-redonda e da participação ativa do público destacou-se a necessidade de envolver as comunidades de forma integrada, promovendo a corresponsabilização na concretização das metas da ENEA. Foi igualmente sublinhada a importância de criar capilaridade de intervenção nos territórios, reforçar o trabalho em rede para replicar boas práticas e concentrar esforços em propósitos comuns.
Os participantes salientaram ainda a relevância do acompanhamento, monitorização e avaliação dos projetos de educação ambiental, como instrumentos essenciais de adaptação aos contextos e desafios territoriais, permitindo olhar os dados de forma crítica e informada.
Os contributos recolhidos nesta e nas próximas sessões serão fundamentais para a elaboração da proposta da ENEA 2030, a colocar em consulta pública em 2026, antecedendo a sua aprovação formal.
As próximas sessões temáticas terão lugar em:
- 6 de novembro – Coimbra | Restaurar os ecossistemas
- 20 de novembro – Évora | Água com eficiência
- 27 de novembro – Faro | Proteger os oceanos
- 2 de dezembro – Lisboa | Agir pelo clima
