09 Jul

Internacionalização da LIPOR em destaque no evento What’s New 2026

A Divisão de Negócios Internacionais participou na sessão de abertura do evento interno What’s New 2026, apresentando a trajetória da LIPOR Internacional - Global Waste Management na sessão "De Baguim para o Mundo - Como a LIPOR está a exportar conhecimento, soluções e impacto”. 

Num momento de inspiração e partilha, foi percorrido o percurso da Internacionalização da LIPOR, destacando os principais marcos e experiências que marcaram os últimos 15 anos de atividade.

A sessão evidenciou que a estratégia de internacionalização da LIPOR tem sido construída com base no conhecimento técnico, na ambição, na excelência, no espírito de equipa e na resiliência, valores que sustentam a sua capacidade para transferir know-how, desenvolver soluções sustentáveis adaptadas a diferentes contextos e criar impacto positivo além-fronteiras, concretizando o propósito da LIPOR de Construir um Mundo Melhor.

Foram igualmente palco de apresentação e partilha as prestações de serviço:
  • Coordenação e elaboração do Prognóstico de Resíduos, no âmbito do Plano de Saneamento Básico de Manaus (Plano Estratégico de Gestão de Resíduos de Manaus 2026-2045);
  • EU Cities Getway - Cooperação Urbana e Regional Internacional entre a União Europeia e a Região dos Estados Unidos e Canadá;
  • IURC LAC - Cooperação Urbana e Regional Internacional entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas.
A apresentação destes projetos permitiu partilhar desafios, resultados e lições aprendidas, evidenciando o trabalho desenvolvido pela Bolsa de Consultores Internacionais da LIPOR e a sua capacidade para responder, com excelência, a contextos técnicos e institucionais exigentes.

Em 2026, a Internacionalização da LIPOR assinala 15 anos de atividade, um resultado que reflete a consolidação da LIPOR International - Global Waste Management como uma referência na exportação de conhecimento e na prestação de serviços internacionais especializados em gestão sustentável de resíduos urbanos.

De realçar que, em 2025, as prestações de serviço internacionais de consultoria técnica especializada representaram 28% do volume de negócios da área de Inovação, Investigação e Desenvolvimento.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi