Notícias

a a a
12 de Dezembro de 2018

LIPOR e ERP assinam protocolo para o desenvolvimento de Centros CREW

Mais um passo na gestão de resíduos elétricos e eletrónicos e na Circularidade

Lipor e a ERP Portugal celebraram no passado dia 7 de dezembro um protocolo de colaboração para a criação de Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (CREW).

O protocolo foi assinado no Centro Educativo de Santo António (CESA), pelo Dr. Fernando Leite Administrador-delegado da Lipor e pela Dr. Rosa Monforte, Diretora Geral de ERP Portugal.

Estiveram ainda presentes o Diretor do Centro Educativo, o Dr. António Coelho Viana e diversos convidados que tiveram a possibilidade de, no âmbito desta cerimónia, visitar o Centro CREW, já instalado no CESA, percebendo as mais-valias e funcionamento destes Centros como espaços de formação e educação.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado pela Lipor e pelo Centro Educativo Santo António em julho de 2017 a Lipor tem procurado novas formas de intervir e ajudar os alunos do CESA a encontrarem novas formas de desenvolvimento, formação e melhoria de competências.

Assim, promovendo a cooperação técnico-pedagógica entre as duas instituições, a Lipor, através da sua valência Rlab (Laboratório de Reutilização), irá contribuir para o desenvolvimento de uma das disciplinas – Eletrotecnia - integrante do plano curricular do CESA.

Esta colaboração no campo educacional e na promoção de competências técnicas no âmbito da reparação e manutenção de equipamentos elétricos e eletrónicos, equivalentes à formação profissional de reinserção social permitirá a participação conjunta em projetos de recuperação de equipamentos elétricos e apoio à formação dos utentes, o que contribuirá para o desenvolvimento dos utentes da instituição, nomeadamente uma melhor preparação profissional aliada a uma cultura de cooperação e de responsabilidade, aberta à partilha de conhecimento e à melhoria contínua.

Na prática, a Lipor, através da sua rede de ecocentros e circuitos de recolha, disponibiliza ao CESA equipamentos elétricos e eletrónicos em fim-de-vida que, depois de serem recuperados, em ambiente laboratorial e em contexto escolar, são retornados à Lipor.

Estes equipamentos são depois doados e reencaminhados para a SEMENTE – Associação de Voluntários da Lipor, que se encarregará de os atribuir aos seus utentes para utilização conforme as necessidades.

O protocolo assinado entre a ERP Portugale a Lipor, que contempla a criação de Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (CREW), será com toda a certeza uma peça fundamental para o sucesso deste projeto e do trabalho realizado entre as várias entidades.

Estes Centros CREW têm, entre outros, o objetivo de criar uma base de dados com informação para a estratégia de gestão de REEE, nomeadamente, para o aumento do tempo de vida útil dos equipamentos e análise do ciclo de vida (nomeadamente, recursos poupados, emissões evitadas), promovendo de forma inequívoca a Economia Circular.

Além disso, este projeto responde a uma motivação de longa data das duas organizações, nomeadamente a ligação entre o cariz ambiental, educacional, formativo e social.

A LIPOR desenvolverá com os Centros CREW, as condições e infraestruturas consideradas necessárias para o desenvolvimento das atividades de reparação dos equipamentos, garantindo a segurança da equipa, a qualidade do serviço e a integração dos dados obtidos num sistema de gestão nacional.


Download (556KB)
      Comunicado de Imprensa
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros