02 Mai 2023

LIPOR promove Jornada Técnica do Projeto ESTRAEE

Sob o mote promover a circularidade dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, teve lugar no passado dia 27 de abril na LIPOR a Jornada Técnica do Projeto ESTRAEE, para fomentar a partilha de boas práticas e intercâmbio de experiências.

O projeto ESTRAEE, financiado ao abrigo do programa Interreg POCTEP, criou uma estratégia para a gestão sustentável dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) na região transfronteiriça da Galiza e área LIPOR (norte de Portugal). Possibilitou à LIPOR e aos Municípios Associados melhorar as infraestruturas e adquirir novos equipamentos para inovar na gestão municipal deste fluxo em 9 Ecocentros, fomentando a reutilização, antes do encaminhamento para a reciclagem.

A Jornada Técnica do Projeto ESTRAEE, contou com a presença de representantes da Deputación de Pontevedra, coordenador do Projeto, e dos membros do consórcio, ERP Espanha, ERP Portugal e Revertia.
O programa teve início com uma abordagem científica da economia circular aplicada ao fluxo dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pelo INEGI, que não deixou margem de dúvidas que é emergente agir. A Deputación de Pontevedra e a LIPOR deram a conhecer os modelos de gestão sustentável de REEE implementados com o Projeto ESTRAEE em cada região, os resultados obtidos e as perspetivas futuras.

Foram dedicados painéis de debate a questões fulcrais para a circularidade dos REEE: o envolvimento do cidadão, com os exemplos do trabalho realizado em Portugal e em Espanha, pela LIPOR, Deputación de Pontevedra, Revertia e ERP Portugal e também o direito à reparação, debatendo-se os constrangimentos e oportunidades, os trabalhos em curso nesta matéria e as suas mais-valias, com a presença da Right to Repair Europe, Repair Café Lisboa, Cenfim Ermesinde e da LIPOR, com a sua experiência no Projeto CREW.

Na fase final das Jornadas decorreu uma visita técnica ao Ecocentro da Formiga e ao Centro de Recuperação e Reutilização, demonstrando in loco o processo de gestão sustentável de REEE levado a cabo pela LIPOR.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi