10 Mai

O município do Porto tem um novo projeto de separação de resíduos orgânicos em casa

O município do Porto tem um novo projeto que lhe permitirá separar em casa, de forma simples e rápida os seus resíduos orgânicos. Com efeito, em estreita ligação com a Porto Ambiente e a LIPOR irá arrancar a recolha seletiva de resíduos orgânicos (resíduos alimentares) em prédios, através do projeto "Orgânico", criado no âmbito de uma candidatura aprovada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Com o projeto Orgânico pretende-se disponibilizar a recolha deste fluxo às habitações multifamiliares, com a instalação de equipamentos na via pública. Este novo projeto permitir-lhe-á separar em casa e sem custos os seus resíduos orgânicos. Nos próximos meses, a Porto Ambiente estará num local perto de si, para que possa aderir a este projeto. No momento da adesão, ser-lhe-á dado um kit para efetuar a separação dos seus resíduos orgânicos de forma simples e cómoda, no conforto da sua cozinha. Após efetuar a separação destes resíduos terá apenas que se dirigir a um dos novos contentores castanhos instalados junto aos ecopontos existentes na sua área de residência e depositar os seus resíduos.

Com este projeto pretende-se uma melhor separação dos resíduos alimentares, permitindo a sua compostagem, resultando num composto 100% natural que poderá ser utilizado como adubo na agricultura biológica. Além disso o projeto irá contribuir para a sustentabilidade ambiental do município, ao mesmo tempo que irá colocar a redução do desperdício alimentar na ordem do dia, uma questão fundamental numa altura que cerca de 30% dos alimentos são desperdiçados.

A ativação do Projeto Orgânico decorrerá com a realização de uma Campanha de Comunicação e Sensibilização, em que serão oferecidos um contentor de pequenas dimensões a cada habitação participante e um cartão de acesso ao contentor instalado na via pública. Esta campanha tem como foco a divulgação deste novo projeto e a informação sobre as regras de separação de resíduos orgânicos.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi