- Início
-
A Lipor
Quem somosHistorial Missão, Visão, Valores e Política Conselho de Administração Organograma O Governo da Organização Onde estamos Prémios Organizações a que pertencemos
-
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
SustentabilidadePrincipios da Sustentabilidade Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável Aliança ODS Portugal Carta de Princípios do BCSD PortugalProjetos de Sustentabilidade3M - menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima Compras Públicas CREW Eficiência Energética Óleos Alimentares UsadosProjetos de Responsabilidade SocialSA8000 Operação Tampinhas Apoios e Patrocínios SEMENTE - Associação de Voluntários da Lipor Norma AA1000APS - Partes Interessadas Parcerias
-
Sistemas de Gestão
QualidadeGestão da QualidadeAmbienteGestão do AmbienteSegurança e SaúdeGestão da Segurança e SaúdeInovaçãoGestão da InovaçãoResponsabilidade SocialGestão da Responsabilidade SocialEnergiaGestão da Energia
- Educação Ambiental
- Serviços
- Comunicação e Multimédia




Projeto Embrulha. evita que mais de 9,50 t de alimentos fossem desperdiçadas em Matosinhos e no Porto!
A LIPOR em parceria com o Município de Matosinhos e do Porto continuam a alargar o Embrulha., um projeto direcionado aos restaurantes e aos seus clientes, com o intuito de reduzir a fração alimentar nos resíduos urbanos produzidos nestes Municípios.
Durante o primeiro semestre de 2019 distribuíram-se 25 800 embalagens ecológicas para as sobras alimentares dos clientes de 72 restaurantes da cidade de Matosinhos e do Porto. Com o envolvimento de funcionários e clientes evitou-se que 9,58 t de alimentos fossem parar ao caixote do lixo e que se evitassem 2,01 t de emissões de CO2 equivalente.
O projeto tem demonstrado que a disponibilização e divulgação de uma embalagem gratuita para as sobras alimentares é uma forma simples de contribuir para a minimização de um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta atualmente.
O Embrulha. encontra-se inserido na estratégia de Prevenção da Lipor em curso, em particular na redução da produção de biorresíduos. Assim, considerando a relevância que a Prevenção assume na gestão de resíduos, a LIPOR no âmbito da sua Gestão Integrada de resíduos e associada ao seu modelo Circular de Negócios, desenvolve três questões fundamentais: a alteração de processos para a eliminação dos resíduos na produção, a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade e a reutilização dos produtos como forma de poupança (em termos ambientais e económicos).
Disponibilizar embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes desta opção é uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos e de mudar comportamentos e atitudes. Tem um restaurante e gostaria de aderir ao projeto? Tome a iniciativa e contacte-nos! Faça já parte desta rede!
Quem não come tudo, Embrulha.

