Notícias

a a a
6 de Julho de 2018

Recolha seletiva porta-a-porta avança no município do Porto

A Câmara Municipal do Porto através da sua Empresa Municipal Porto Ambiente juntamente com a associação intermunicipal LIPOR darão inicio, a partir do dia 9 de julho, à recolha multimaterial porta-a-porta residencial, no concelho do Porto. O novo circuito de recolha seletiva abrangerá cerca de 2850 fogos e decorrerá, regularmente, no setor residencial de casas unifamiliares e abrange zonas das Uniões de freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e da freguesia de Ramalde.

Este porta-a-porta residencial no concelho insere-se na estratégia de aumento da separação seletiva do Porto e representa o primeiro projeto inserido no objetivo de aumento das frações recicláveis. Sublinhe-se que se trata do primeiro projeto que inclui a separação e recolha da fração orgânica residencial, que se soma à já operacional recolha de orgânicos não residenciais.

A apresentação do projeto de recolha à comunicação social realiza-se no dia 07 de julho, sábado, pelas 11h30, no Palácio de Cristal.

A implementação deste novo sistema será precedida da distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados) a cada um dos fogos abrangidos, em simultâneo com uma ação de sensibilização que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema nomeadamente o apoio a causas sociais.

Deste projeto faz parte também a compra de 2 veículos a gás natural que são os primeiros numa frota que no futuro privilegiará este tipo de combustível por ter um menor impacto ambiental.

Com o mote "Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor do SOMOS NÓS – Associação para Autonomia e Integração de Jovens Deficientes (IPSS). A ação será, igualmente, antecedida por um momento de ativação com a entrega de informação aos cidadãos.

Mais informações: https://www.lipor.pt/darmais/

Download (582KB)
      Comunicado de Imprensa
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros