26 Jun
Roteiro estratégico de gestão de biorresíduos no Município do Porto - Apresentação de Resultados
A Porto Ambiente e a LIPOR com a prestigiada Wageningen University & Research (WUR), desenvolveram um projeto internacional ambicioso para traçar um roteiro estratégico de gestão de biorresíduos no Município do Porto. Alinhado com as metas da União Europeia para 2030, o plano visa transformar o sistema de resíduos num modelo mais circular, eficiente e inclusivo.
Entre os dias 3 e 12 de junho, uma equipa multidisciplinar de estudantes da universidade de Wageningen esteve no terreno a realizar trabalho de campo de forma a recolher informações, tendo sido efetuados mais de 500 questionários e 20 entrevistas aos principais Stakeholders, cidadãos do município do Porto e restauração.
Os resultados preliminares foram divulgados publicamente no dia 12 de junho, na sede da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, durante um evento que contou com a presença do Eng. Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara do Porto e Administrador da LIPOR, do Eng. Bento Aires Presidente do Conselho Diretivo da OERN, bem como de diversos parceiros do projeto.
Dos resultados preliminares apresentados destaca-se que 78% das pessoas inquiridas referem que adotam práticas de minimização da produção de resíduos orgânicos e 61% efetua a separação dos seus resíduos orgânicos. Contudo, os resultados mostram que uma parte significativa ainda coloca estes resíduos no contentor dos resíduos indiferenciados.
A proximidade dos contentores dos resíduos orgânicos foi um dos aspetos muito valorizado pelos inquiridos, sendo que o estado de limpeza dos contentores para esta fração e a minimização os impactes ambientais resultados na incorreta separação dos resíduos orgânicos são dois fatores muito valorizados pelos cidadãos. Destaca-se, ainda, o facto da expansão do sistema de recolha de orgânicos bem como a aposta em campanhas de sensibilização e comunicação foram aspetos identificados como estratégicos a serem seguidos para potenciar a recolha do resíduo.
Este projeto reforça o compromisso da Porto Ambiente e da LIPOR com a inovação, sustentabilidade e cooperação internacional, promovendo soluções concretas e eficazes para os desafios da gestão de resíduos urbanos.