18 Jan
Sogama e LIPOR analisam a possibilidade de apresentar candidaturas conjuntas em matéria de gestão de resíduos ao programa POCTEP 2021-2027
A Sogama e a LIPOR reuniram-se para analisar a possibilidade de apresentarem candidaturas conjuntas em matéria de gestão de resíduos ao POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027. Durante esta reunião, que decorreu no Porto, a Diretora-geral da Sogama, Mirta Sueiro, e o Administrador-delegado da LIPOR, Fernando Leite, discutiram o conteúdo dos possíveis projetos, que teriam como objetivos principais aumentar a reciclagem e a descarbonização dos processos industriais de ambas as entidades. Nesta linha, as propostas e iniciativas seriam enquadradas no Plano de Ação da Economia Circular e no Pacto Verde Europeu, cujo principal objetivo é colocar a União Europeia no caminho para alcançar a neutralidade climática até 2050.
Dado que a gestão de resíduos tem um peso significativo na luta contra as alterações climáticas, esta colaboração enquadra-se no objetivo comum da Sogama e da LIPOR de conseguir um tratamento mais sustentável e eficiente dos resíduos, e com uma maior projeção social, capaz de gerar mais empregos verdes.
Para estas duas entidades, o compromisso com a melhoria contínua e a inovação ocupam um lugar relevante, e daí o empenho colocado em projetos disruptivos para uma gestão de resíduos mais sustentável e a importância da Inovação nas suas estratégias.
Esta parceria entre a Sogama e LIPOR vem no seguimento do trabalho conjunto já desenvolvido anteriormente, como é o caso do projeto europeu de gestão de resíduos Res2ValHum "Valorização de resíduos orgânicos: produção de substâncias húmicas", enquadrado no Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e que se centrou na promoção da compostagem industrial como instrumento de gestão de resíduos orgânicos.