24 Mar

T-Circular: o Consumidor como parte ativa na circularidade dos Têxteis


Na União Europeia a quantidade de peças de vestuário compradas por pessoa aumentou 40% em apenas algumas décadas, impulsionada pela queda dos preços e pela rapidez com que a moda chega ao Consumidor. E muitas destas peças nem sequer são usadas. O vestuário representa entre 2% a 10% do impacto ambiental associado ao consumo de têxteis na União Europeia.

Para reduzir os impactes associados ao consumo dos têxteis, é necessário promover a sua redução e reutilização. Neste sentido, no âmbito do Plano de Prevenção da LIPOR, lançamos a iniciativa T-Circular (Têxtil-Circular) que pretende dar ao Cidadão meios que lhe permitam fazer escolhas mais conscientes e adotar hábitos sustentáveis, em seu próprio benefício e em benefício do ambiente.

Como é claro neste ciclo do vestuário, há um enorme potencial em termos do que cada um de nós pode fazer como Consumidor!

Integrar as práticas de circularidade no dia-a-dia do Cidadão, evitar o desperdício e tornar a moda consciente atrativa, são os objetivos principais desta iniciativa que conta com a parceria da Lady in Green.

A iniciativa decorrerá nos meios digitais e culminará com o lançamento de um desafio na Semana Europeia da Prevenção, que terá lugar de 20 a 28 de novembro de 2021. Esteja atento e participe!

Caminhar no sentido de uma economia mais circular, implica também a adoção de mudanças na forma como consumimos no dia-a-dia e claro, como nos vestimos!

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