Perguntas Frequentes

Qual a importância da publicação do Relatório de Sustentabilidade da LIPOR?

O Relatório de Sustentabilidade da LIPOR é encarado como uma importante ferramenta de comunicação para mostrar transparência e divulgar o seu desempenho de Sustentabilidade às Partes Interessadas, nomeadamente, relatando todas as atividades desenvolvidas no âmbito social (colaboradores, famílias, educação), ambiental (impactos ambientais causados na comunidade envolvente) e económico (relacionamento fornecedores, clientes) tanto do foro interno, como externo.

Em resposta às expectativas das Partes Interessadas ao nível do desempenho sustentável, as organizações têm adotado uma variedade de estratégias para aumentar a credibilidade e qualidade dos relatórios de Sustentabilidade, uma dessas estratégias é a auditoria ou verificação por parte de entidades externas. Surge desta forma a verificação aos Relatórios de Sustentabilidade que tem como objetivo garantir a veracidade da informação, pois contribui para a credibilidade de todo o processo de gestão, assegura que os recursos estão a ser utilizados de forma eficaz, contribui para uma melhoria contínua do processo de divulgação, assegura às Partes Interessadas e aos potenciais Investidores que os riscos de gestão estão a ser eficazmente geridos e demonstra o compromisso da entidade em melhorar o seu desempenho económico, ambiental e social. 

Este ano, 2014, é a 11ª edição do Relatório de Sustentabilidade da LIPOR, reportando o ano civil de 2014, os resultados da sua atividade, nomeadamente ao nível do desempenho económico, ambiental, social e operacional das Unidades fabris.

À semelhança dos anos anteriores, o Relatório de Sustentabilidade é editado juntamente com o Relatório e Contas, pelo que a informação económico-financeira reportada deverá ser complementada com a consulta do próprio Relatório e Contas.

Como tem sido hábito, a Global Reporting Initiative (GRI) verificou que o Relatório de Sustentabilidade da LIPOR é elaborado de acordo com as suas Diretrizes (GRI G3.1), no Nível de Aplicação A+, acrescentando uma maior credibilidade ao reporte. Por sua vez, a verificação externa, assegurada por uma Entidade externa, garante a fiabilidade dos dados, espelha os valores da verdade, transparência e confiança, demonstra ainda a honestidade, a objetividade e a clareza do reporte que a LIPOR tanto privilegia e tem feito hábito neste tipo de documentos.

É, ainda, reportado um conjunto de metodologias que respondem às oportunidades de melhoria relacionadas com a adesão plena da Organização aos princípios da Norma AA1000APS (2008): a Inclusão, a Relevância e a Capacidade de Resposta.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi