Perguntas Frequentes

Qual a importância dos biocombustíveis?

O biocombustível é um combustível para transportes (líquido ou gasoso), de origem biológica que, ao contrário dos combustíveis fósseis são uma forma de energia renovável. Uma vez que as reservas associadas aos combustíveis fósseis são finitas e levam milhões de anos a se formarem, registam grandes oscilações no preço do petróleo, e aliada às crescentes preocupações com o ambiente, foi necessário que se pensasse noutras formas de utilização de energia.

Neste contexto, surgiram os primeiros investimentos em tecnologia para estimular o uso de novos combustíveis, alternativos, como o biodiesel.
O biodiesel é um biocombustível obtido através de um processo de transesterificação, ou seja, uma reação química entre óleo vegetal (virgem ou usado) ou gordura animal, com um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador.

Os óleos alimentares usados provenientes do setor da restauração ou doméstico são, por isso, uma excelente fonte de matéria-prima para a produção de biodiesel.

O biodiesel pode ser utilizado na forma pura (cuja denominação corrente é B-100, 100% biodiesel) ou mediante uma mistura biodiesel - gasóleo, em que a proporção utilizada de biodiesel na mistura é referenciada no fator "B” (por exemplo, uma mistura com 20% de biodiesel e 80% de gasóleo é denominada de B-20).

Dependendo da proporção de biodiesel utilizada na mistura, que deve respeitar as caraterísticas da frota a que se destina, nomeadamente no que concerne à idade da viatura, ao tipo de viatura (pesada ou ligeira) e à manutenção a nível de substituição de filtros, por exemplo, a utilização de biodiesel não interfere com o normal funcionamento das viaturas.

De referir que a incorporação de biodiesel no gasóleo deve ser efetuada de forma gradual, ou seja, e em fase de arranque de utilização do novo combustível, o aumento da proporção de biodiesel deve acontecer espaçado no tempo.

A frota da LIPOR é abastecida com uma percentagem de biodiesel incorporada no gasóleo.
Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi