Perguntas Frequentes

O que são os "monstros" domésticos?

São eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, móveis velhos e outros resíduos que, dadas as suas caraterísticas ou volume, não podem ser entregues nos ecopontos, nem no contentor para o lixo indiferenciado. Antes de mais, verifique se não estão ainda em condições de ser doados a instituições de caridade.
 
Algumas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia fazem a recolha de "monos" porta-a-porta ou junto dos contentores do lixo. Contacte previamente a entidade responsável para combinar o dia e a hora da recolha. Assim, evitará que os "monstros" fiquem na via pública por mais tempo do que o estritamente necessário. Pode, também, levá-los para o ecocentro mais próximo.

Devemos utilizar os sacos de plástico disponíveis nas superfícies comerciais, para colocar os resíduos indiferenciados, ou devemos comprar sacos próprios para este fim? O que é ambientalmente mais correto? RECICLAGEM
Como medida de prevenção devemos utilizar sacos ou outros recipientes reutilizáveis, eventualmente de plástico, ou tecido para transportar as compras.
 
Para colocação dos resíduos indiferenciados poderão adquirir-se sacos próprios para esse fim (à venda nas superfícies comerciais com várias capacidades) ou reutilizar uma pequena quantidade de sacos de plástico que já tenhamos em nossa posse. Os sacos próprios para resíduos indiferenciados podem acondicionar mais resíduos gastando menos matéria-prima, pois normalmente são maiores que os das superfícies comerciais.
 
Estes últimos, muitas vezes, são mais frágeis, o que obriga a utilizar mais do que um, contribuindo assim para uma maior produção de resíduos.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi