Perguntas Frequentes
- Onde se colocam os copos de papel?
-
O que é que acontece aos materiais que entrego no Ecoponto? É verdade que nós separamos e depois os resíduos são todos misturados na viatura de recolha?
- Podemos devolver frascos de vidro de perfume no ecoponto verde (vidro)?
- E os boiões de creme e outros produtos de maquilhagem?
- Podemos depositar os sacos de cimento no ecoponto azul?
- Qual o destino que devemos dar aos CD’s e DVD’s que já não têm utilidade?
- Qual o destino a dar às lâmpadas de filamento (normais)?
- Que destino dar às lâmpadas fluorescentes?
-
Porque é que não podemos entregar nos ecopontos e ecocentros outros tipos de vidro, para além de vidros de garrafas, garrafões e boiões?
-
Qual a diferença entre ecoponto e ecocentro?
- O que é que acontece às embalagens usadas que entregamos nos ecopontos e noutros sistemas de recolha seletiva?
- Como podemos ter um ecoponto doméstico?
- O que é a recolha seletiva porta-a-porta?
-
Que objetos resultam da reciclagem de embalagens usadas?
- Como podemos contribuir mais em prol do Ambiente e entregar as nossas embalagens usadas?
-
Quais são as vantagens da Reciclagem?
-
Os sacos compostáveis podem ser colocados no Contentor Castanho, dos Resíduos Alimentares?
- Que destino podemos dar aos óleos alimentares usados?
- Qual a importância dos biocombustíveis?
-
O que são os "monstros" domésticos?
- Quero comprar um frigorífico novo. O que faço ao velho?
-
O que significam as siglas PET, PEAD e PVC?
O que é que acontece aos materiais que entrego no Ecoponto? É verdade que nós separamos e depois os resíduos são todos misturados na viatura de recolha?
Estas são dúvidas recorrentes e muito colocadas pelos cidadãos. Existem duas ideias erradas: o papel/cartão e as embalagens são todos misturados na viatura que as recolhe; e, os materiais recicláveis são misturados com os resíduos indiferenciados - o lixo. Vamos, por isso, desmitificar estas ideias.
A primeira razão é o facto de a estrutura das viaturas de recolha de materiais recicláveis nos ecopontos ser diferente das viaturas de recolha de contentores do lixo. No primeiro caso, as viaturas são equipadas com gruas que recolhem os materiais dos ecopontos existentes na via pública (absolutamente nada preparadas para os contentores verdes de lixo, com 4 rodas); no segundo caso, a recolha é feita com recurso a viaturas de basculamento e compactação traseira. Nos ecopontos do tipo "molocks” (subterrâneos), a recolha também é feita com recurso a viaturas com grua e, por isso, se possa confundir com os "molocks” para o lixo.
Depois, todos os resíduos recicláveis recolhidos (quer ecopontos de via pública, quer através dos "molocks” ecopontos) são encaminhados para o Centro de Triagem da LIPOR, em viaturas e circuitos específicos, não havendo lugar a qualquer mistura de materiais. Aliás, essa mistura/contaminação só acontece quando os cidadãos entregam, erradamente, matérias no ecoponto. Uma vez rececionadas no nosso Centro de Triagem, certificado pelas normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, as cargas provenientes dos ecopontos são devidamente inspecionadas.
Por outro lado, os resíduos indiferenciados são encaminhados para a nossa Central de Valorização Energética (LIPOR II), também certificada pelas normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, onde recebem um tratamento muito semelhante ao processo do Centro de Triagem.
E, assim, asseguramos que os materiais recicláveis que são entregues nos ecopontos têm um destino adequado, e não são misturados na mesma viatura de recolha dos resíduos indiferenciados. Poderá acontecer, eventualmente, por uma questão de otimização, se recorrer a viatura bipartidas. Mas, mesmo nestas circunstâncias, asseguramos a descarga em locais separados, assim que chegam ao nosso Centro de Triagem.
Ainda precisa de ajuda?
Contacte-nos