Perguntas Frequentes

O que é que acontece aos materiais que coloco no Ecoponto? É verdade que nós separamos e depois os resíduos são todos misturados na viatura de recolha?

Estas são dúvidas recorrentes e muito colocadas pelos cidadãos. Existem duas ideias erradas: o papel/cartão e as embalagens são todos misturados na viatura que as recolhe; e, os materiais recicláveis são misturados com os resíduos indiferenciados - o lixo. Vamos, por isso, desmitificar estas ideias. 

A primeira razão é o facto de a estrutura das viaturas de recolha de materiais recicláveis nos ecopontos ser diferente das viaturas de recolha de contentores do lixo. No primeiro caso, as viaturas são equipadas com gruas que recolhem os materiais dos ecopontos existentes na via pública (absolutamente nada preparadas para os contentores verdes de lixo, com 4 rodas); no segundo caso, a recolha é feita com recurso a viaturas de basculamento e compactação traseira. Nos ecopontos do tipo "molocks” (subterrâneos), a recolha também é feita com recurso a viaturas com grua e, por isso, se possa confundir com os "molocks” para o lixo. 

Depois, todos os resíduos recicláveis recolhidos (quer ecopontos de via pública, quer através dos "molocks” ecopontos) são encaminhados para o Centro de Triagem da LIPOR, em viaturas e circuitos específicos, não havendo lugar a qualquer mistura de materiais. Aliás, essa mistura/contaminação só acontece quando os cidadãos colocam, erradamente, matérias no ecoponto. Uma vez rececionadas no nosso Centro de Triagem, certificado pelas normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, as cargas provenientes dos ecopontos são devidamente inspecionadas.

Por outro lado, os resíduos indiferenciados são encaminhados para a nossa Central de Valorização Energética (LIPOR II), também certificada pelas normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, onde recebem um tratamento muito semelhante ao processo do Centro de Triagem.

E, assim, asseguramos que os materiais recicláveis que são entregues nos ecopontos têm um destino adequado, e não são misturados na mesma viatura de recolha dos resíduos indiferenciados. Poderá acontecer, eventualmente, por uma questão de otimização, se recorrer a viatura bipartidas. Mas, mesmo nestas circunstâncias, asseguramos a descarga em locais separados, assim que chegam ao nosso Centro de Triagem.

Alertamos, ainda, que a entrega de resíduos recicláveis deve ser feita sempre dentro dos ecopontos (ou nos circuitos específicos, como é o caso do porta-a-porta), pois ao colocar junto dos contentores, ainda que devidamente separados (e, muitas vezes, ao lado dos contentores de lixo indiferenciado), poderão, efetivamente, ser recolhidos como lixo comum, devido ao facto da viatura utilizada (grua) não permitir a recolha dos matérias que se encontrem fora dos ecopontos.   

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi