Programa Metro Quadrado

Cuidar para o futuro.

Em 2015, no âmbito da Estratégia de Biodiversidade da LIPOR, criamos o Programa Metro Quadrado - Programa de Manutenção de Árvores de Floresta Nativa. Este programa de adoção de áreas de floresta nativa em processo de reabilitação ecológica, garante um conjunto de operações que asseguram a manutenção destas áreas nos primeiros 4 anos após a primeira intervenção. Sabemos que estes primeiros anos são particularmente críticos, e, desta forma, promovemos a taxa de sucesso de sobrevivência das árvores instaladas nas áreas.

O Programa Metro Quadrado obteve uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso nº 9451/2019: Programa Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural e da biodiversidade do país (vulgo Fundo Ambiental), que permitiu alargar os 12 ha iniciais a mais 10 ha em área da Rede Natura 2000 no Parque das Serras do Porto.

Esta gestão e reabilitação das áreas de floresta, além de promover a biodiversidade, aumenta os serviços dos ecossistemas, melhora a adaptação às alterações climáticas e a amenização paisagística, fomentando o bem-estar dos cidadãos e a redução do risco de incêndio. O Programa Metro Quadrado integra um conjunto de operações que asseguram a manutenção, cujas atividades compreendem, entre outras, a marcação e proteção de espaços, limpeza de matos, correção de caldeiras, controlo de plantas invasoras, substituição de falhas, podas de formação e monitorização.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi