Requalificação dos Espaços LIPOR

Renovamos espaços inspirados na natureza.

Desde 2002 que implementamos boas práticas de jardinagem sustentável no nosso espaço da Horta da Formiga. Sendo esta uma área de experimentação e de aprendizagem, mostramos que é possível fazer a manutenção do espaço de forma sustentável (sem recurso a químicos e a outras práticas agressivas ao ambiente) e, ao mesmo, tempo reduzir custos e aumentar a biodiversidade.

Como nos inspira a Natureza, seguimos o exemplo destas boas práticas e desenvolvemos um programa de valorização dos nossos espaços, alargando esta metodologia a todos os espaços verdes.
Esta renovação já permitiu a redução da produção de resíduos verdes e a implementação de algumas medidas de adaptação às alterações climáticas. É notória, também, a poupança ao nível de água para rega.
Para mitigação das alterações climáticas estamos a criar jardins que preservem o calor no inverno e façam sombra no verão, protejam edifícios e pessoas do vento forte e reduzam a sua velocidade, protegendo, também, da chuva e do granizo.

Além disso, encontramos outros benefícios: estes jardins baixam a temperatura do ar e reduzem a intensidade de calor resultante do efeito de estufa, servindo também como depósitos de carbono. Ao reduzir a impermeabilização dos solos, reduzimos o impacto que estas alterações podem trazer ao meio ambiente natural e urbano, preparando-nos para os desafios futuros.


Ao desenvolvermos o Projeto de Requalificação dos Espaços LIPOR pretendemos:
  • Gerir, alterar e criar espaços verdes sustentáveis dinâmicos e produtivos;
  • Pensar todos espaços verdes, não só com um carácter decorativo, mas também em função dos seus usos, melhorando a sua utilização;
  • Melhorar a envolvente para Colaboradores e Visitantes;
  • Contribuir para a mitigação das alterações climáticas e dos seus efeitos diretos nos Colaboradores e nas nossas infraestruturas;
  • Ser referência na manutenção sustentável de espaços verdes, pela aplicação de boas práticas de jardinagem, a nível nacional e internacional.