Máquina de Resíduos

Reciclar para ganhar!

Potenciamos a entrega de resíduos por parte dos cidadãos, aumentado os níveis de recolha seletiva e promovendo a reciclagem.

Criamos, ainda, um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos recicláveis de embalagem, desenvolvendo uma metodologia de fidelização que permita, de uma forma inovadora, proporcionar um método de reconhecimento com a colaboração do cidadão no processo de reciclagem multimaterial.

Este reconhecimento tem como base a atribuição de contrapartidas aos cidadãos que entreguem voluntariamente os seus resíduos, através da acumulação de pontos que podem ser trocados por vales de desconto em, por exemplo, comércio e serviços locais.
São recolhidos os seguintes materiais: ECAL (pacotes de sumo ou de leite), PET (garrafas de água ou refrigerantes), PEAD (embalagens de iogurtes líquidos), Embalagens de Aço e Alumínio (latas de refrigerantes), Embalagens de Vidro (água, sumos, vinho).
Desta forma, esta iniciativa constitui uma inovação em Portugal, por não existir instalada uma solução que apresente todas estas funções, uma vez que os equipamentos instalados no mercado funcionam de forma individualizada, ou seja, para a recolha de vidro ou para a recolha de PET e embalagens de metal.

No âmbito do projeto será criada uma base de dados para análise quantitativa por tipologia de material. Com base nos dados recolhidos será efetuado um estudo comportamental, serão analisadas três vertentes: comportamento do cidadão face ao incentivo económico; comportamento do consumidor face às embalagens existentes no mercado e análise de possíveis novas tendências de consumo.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi