Refood - Maia Centro

a a a

A perda atual e o desperdício de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano seriam suficientes para alimentar cerda de um bilião de pessoas que dormem com fome a cada noite. Aqui, os números são clarividentes: cerca de 1,3 mil milhões de toneladas por ano de comida são perdidos ou desperdiçados em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção agrícola inicial até o consumo final das famílias, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Além disso, não se trata apenas de perder ou desperdiçar alimentos - também implica um desperdício de recursos usados na produção, como terra, água, energia e mão de obra, fatores que também contribuem para as emissões de gases de efeito estufa.

Não podemos ficar indiferentes e cada um de nós, no seu dia a dia, pode adotar atitudes que passo a passo contribuam para reduzir este flagelo.

A Refood - Maia Centro é um dos projetos que, no Município da Maia, concilia vertente social com a ambiental, mobilizando a sociedade civil nesta causa. Através da canalização de excedentes alimentares para os mais necessitados, prolonga-se o tempo de vida útil dos nossos alimentos, apoia-se os mais carenciados e reduz-se a quantidade de alimentos que teriam como destino o caixote do lixo! Trata-se de uma forma de promover a circularidade deste recurso com um impacto crucial na Prevenção de Resíduos. Esta é, pois, mais uma das Parcerias (Im)Prováveis da LIPOR!

A coordenadora deste núcleo da Refood - Maia Centro, Elisabete Maciel, cuja formação é Engenharia Eletrotécnica, referiu que o que inspira este núcleo e os seus voluntários nesta missão diária é "Poder contribuir para uma melhoria da situação de várias famílias reduzindo ao mesmo tempo de forma significativa o desperdício alimentar”. Apontou também como maior desafio "Contagiar cada vez mais a comunidade maiata, conseguindo o envolvimento de mais gente e mais instituições, no desígnio comum de: Aproveitar para Alimentar” e como momento mais marcante: "O dia 16 de fevereiro de 2016, em que distribuímos as primeiras refeições a 6 famílias”

Finalmente, a Elisabete deixou mensagem para todos "Venham trabalhar connosco! Só pedimos 2 horas por semana e vão ver que são passadas com muita alegria.” Fiquem a conhecer as atividades da Refood – Maia Centro em: www.facebook.com/refood.maiacentro/”.

Parcerias (Im)Prováveis. Juntos fazemos a diferença!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros