Central de Valorização Energética
A Central de Valorização Energética, situada na Maia, tem como objetivo a valorização, na forma de energia elétrica, da fração de resíduos que não possa ser aproveitada através dos processos de compostagem e reciclagem. Com duas linhas de tratamento em operação contínua e praticamente automática, a Central tem uma capacidade de tratamento de 380 000 toneladas de resíduos por ano, tratando, em média, cerca de 1 100 toneladas de resíduos por dia e produzindo cerca de 170 000 MWh de energia elétrica por ano, dos quais cerca de 90% são enviados à rede pública, permitindo abastecer um aglomerado populacional da ordem de 150 mil habitantes. Capacidade da Central Tratamento:380.000 Toneladas resíduos/ano (Para um PCI de 7700 kJ/kg)
Produção de energia:25MWh
Linha de Processo:- Receção dos veículos de recolha; - Báscula com dispositivo automático de pesagem; - Fossa de Receção de RU: 18.000 m3. - Descarga: Fossa para descarga em edifício fechado e depressionado; - Alimentação das Linhas de Tratamento: Ponte rolante de sustentação ao pólipo de garras manobrada por um único operador a partir da sala de controlo; Tremonhas de alimentação. - Combustão: Grelhas de combustão inclinadas 26º sobre a horizontal e câmaras de combustão; Fossas de rejeitados (Escórias e sucatas ferrosas). - Tratamento de Gases: Chaminé de 68 metros de altura.
Sala de Controlo:- Consolas de comando da ponte rolante e pólipo de garras; - Circuito interno de televisão; - Sistema informático de controlo do processo; - Painéis sinópticos de energia.
|