Desperdício Alimentar

Os alimentos são demasiado valiosos para deitar fora.

Comer faz parte da nossa natureza!
Além de uma necessidade fisiológica, comer é um processo social, cultural e emocional... é quase um ritual!

Mas todos os dias desperdiçamos alimentos! De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente a nível mundial é desperdiçado e grande parte deles é proveniente dos restaurantes, cantinas e das nossas casas.

Desta forma, consideramos fundamental termos presente que todos temos a responsabilidade, todos podemos dar um contributo para reduzir o desperdício alimentar e promover uma alimentação mais sustentável, seja no seio familiar, nos restaurantes, cantinas, hotéis, mercados ou na área social.

Na nossa área de intervenção cerca de 27% do lixo é constituído por alimentos que são desperdiçados. Face a este dado tão impactante, e no sentido de o minimizar e dar resposta aos princípios da Hierarquia de Gestão de Resíduos, implementamos uma Estratégia de Prevenção da Produção de Resíduos Alimentares. Conheça-a!




Dose Certa


Comece já a ter a "Dose Certa” para o ambiente e para a sua carteira!

O Projeto Dose Certa é direcionado aos estabelecimentos de restauração (cantinas, restaurantes, hotéis, centros comerciais e mercados entre outros) e concilia a redução do desperdício de alimentos à adoção de uma alimentação sustentável. Com este projeto, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição, pretendemos, através da análise e avaliação das práticas de cada estabelecimento, criar um plano de melhoria, reduzindo as perdas e consequentemente os custos.


Assim, no Dose Certa consciencializamos os parceiros para a elaboração de menus mais sustentáveis, por exemplo utilizando produtos sazonais e locais e ter em atenção a variedade, a quantidade e o valor nutricional dos alimentos.

Gostaria de fazer parte da rede de restaurantes Dose Certa?
Contacte-nos para o email educa@lipor.pt e comece já a ter a "Dose Certa” para o ambiente e para a sua carteira!




Embrulha.

Não desperdiçamos nada.

Foi almoçar ou jantar fora?
E "não comeu tudo...", então "Embrulhe." e leve para casa o que sobrou da sua refeição.


Com o projeto Embrulha. pretendemos reavivar o comportamento de levar para casa as sobras alimentares, sem vergonha nem preconceito, desmistificando questões culturais. Este é mais um passo fundamental para reduzir o desperdício alimentar.

O Embrulha. consiste em disponibilizar, gratuitamente, embalagens biodegradáveis nos restaurantes aderentes. Estas embalagens permitem aos clientes levar as sobras permitindo o aproveitamento dos alimentos em vez de irem para o caixote do lixo.

Não desperdice. Embrulha.


 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi