Vintage For a Cause


Em Portugal os resíduos têxteis representam cerca de 4% do lixo produzido, o que corresponde a 200 mil toneladas/ano e na área LIPOR representam cerca de 7% do lixo produzido, o que corresponde a 30 mil toneladas/ano.

Segundo as Nações Unidas, a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões de GEE a nível mundial. Por estas razões, é fundamental gerir corretamente os têxteis e prevenir a sua produção.

A Vintage For a Cause é uma marca de economia circular que desde 2012, produz moda feminina a partir de roupa usada e desperdícios da indústria têxtil (upcycling de roupa), criando designs exclusivos, com o objetivo de minimizar o impacto da indústria da moda no ambiente e de integrar simultaneamente costureiras séniores na produção das peças.

Helena Silva, de 40 anos, licenciada em Direito, dirige a Vintage For a Cause e revela-nos que o momento mais marcante neste percurso "aconteceu em 2016 com a primeira presença da Vintage For a Cause no Ethical Fashion Show em Berlim”. Por outro lado, "a conjugação de atividades, garantindo a integridade dos princípios da marca” é o maior desafio que enfrentam.

"A capacidade das pessoas se reajustarem infinitamente” é segundo Helena Silva, uma inspiração para esta marca 100% nacional, em que todos os produtos são fabricados à mão por costureiras portuguesas.

Helena Silva, deixa-nos uma mensagem que reflete os valores da Vintage For a Cause "a sustentabilidade para nós é tudo o que nos possa trazer mais humanidade ao nosso dia-a-dia”.



Contactos:

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi