A Compostagem

Compostagem Caseira

Ajudamos a produzir o seu próprio adubo.

Já parou para pensar que pode produzir o seu próprio adubo e utilizá-lo no seu espaço verde?

Fomentamos na nossa área de intervenção a prevenção dos resíduos alimentares recolhidos e tratados de forma centralizada, reduzindo assim, o impacte ambiental associado ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afetada.

Através da compostagem os microrganismos transformam os resíduos alimentares e resíduos de jardim num adubo natural, o composto, ótimo para as suas plantas. Além disso, promove-se o tratamento local dos biorresíduos produzidos nas habitações e instituições, envolvendo o cidadão na resolução do problema.


A compostagem é um processo biológico em que os microorganismos transformam a matéria orgânica, como resíduos de preparação de alimentos e restos de jardim, num composto que pode ser utilizado como um adubo orgânico no solo.

O processo é muito fácil e pode fazê-lo na sua própria casa, basta ter um espaço natural como um jardim ou uma horta. E até pode construir o seu próprio compostor.

Experimente!

Vermicompostagem


Pode, também, utilizar a vermicompostagem para produzir o seu próprio composto. A vermicompostagem é um método que se baseia no trabalho das minhocas, organismos especializados na decomposição de matéria orgânica. Requer pouco equipamento e pode transformar os resíduos da cozinha (restos de frutas e legumes) num excelente corretivo orgânico.

Este processo ocupa pouco espaço e o vermicompostor não necessita de estar em contacto com o solo.