Central de Valorização Energética

Central de Valorização Energética LIPOR: do lixo à luz!

Durante a visita à Central de Valorização Energética, pode conhecer todo o processo de produção de energia a partir do lixo que não pode ser aproveitado para compostagem ou reciclagem. Este lixo, produzido nos nossos Municípios Associados, passa por um processo de queima onde produzimos vapor de água, que é encaminhado para uma turbina onde vai gerar eletricidade.


Anexo à Central de Valorização Energética, pode visitar o Aterro Sanitário da Maia, que se destina a receber os subprodutos resultantes do processo de valorização energética. Na visita pode, também, conhecer a Estação de Tratamento de Lixiviados do Aterro e o processo de tratamento por Osmose Inversa.
   

As visitas à Central de Valorização Energética estão disponíveis a partir do Ensino Secundário sendo que cada grupo poderá ter, no máximo, 25 alunos. Estas visitas têm a duração de cerca de uma hora e meia.

Por questões de segurança, a realização da visita à Central de Valorização Energética está dependente/condicionada pelos períodos de Paragem Técnica Programada.
Para sua segurança, quando circula dentro das Instalações da LIPOR a pé é imperativo que se mantenha sempre nos percursos assinalados para a circulação de peões, uma vez que se encontra dentro de uma unidade industrial com intensa e constante circulação de viaturas pesadas e máquinas industriais.

Os pedidos de marcação estão sempre sujeitos a posterior confirmação escrita pela LIPOR.
Para informações adicionais por favor contacte Catarina Almeida catarina.almeida@lipor.pt ou João Rodrigues joao.rodrigues@lipor.pt por email ou pelo telefone 229 477 580.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi