Utilização de fontes de energia 100% renovável

a a a
  A Lipor, enquanto agente produtor e gestor de Gases do Efeito Estufa (GEE), assumiu, como parte integrante da sua estratégia, os objetivos da União Europeia (UE):
  • Redução de 20% nas emissões de GEE;
  • Aumento de 20% na utilização de fontes de energia renováveis;
  • Aumento de 30% na eficiência energética, até 2020.

De modo a cumprir com os objetivos elencados pela UE, a LIPOR implementou, internamente, um conjunto de ações e procedimentos com o intuito de atingir as metas estipuladas.

A aquisição de eletricidade produzida a partir de fontes de energia 100% renováveis, é uma das ações que a LIPOR tem vindo a implementar desde 2016. O procedimento iniciou-se, em maio de 2016, com a celebração de um contrato, com a Galp Energia, de aquisição de energia elétrica produzida a partir de fontes de energia 100% renováveis para a LIPOR, em Baguim do Monte. Para um consumo estimado de 1.300.000 kWh/ano, o procedimento aquisitivo permitiu reduzir, relativamente às emissões de Gases do Efeito Estufa, cerca de 611 tCO2 e obter poupanças na ordem dos 9.000€/ano.
Face ao excelente resultado obtido, a LIPOR, em outubro de 2016, alargou este procedimento ao contrato de aquisição de energia elétrica da Central de Valorização Energética, em Moreira da Maia. Com esta contratualização, 93% da energia elétrica fornecida às unidades da LIPOR é proveniente em 100% de fontes renováveis. Desde o início de 2017, todas as unidades da responsabilidade, direta, da LIPOR são abastecidas a partir de fontes de energia 100% renováveis. Este procedimento permitiu, anualmente, evitar, relativamente às emissões de Gases do Efeito Estufa, cerca de 681,5 tCO2.

Pressupostos
 
Aquisição de eletricidade produzida a partir de fontes de energia 100% renováveis
  • Consumo de eletricidade estimado: 1.450.000 kWh/ano;
  • Duração do contrato: 1 ano com possibilidade de prorrogação por mais 1 ano;
  • Emissão de Certificado de Garantia de Origem ou declaração, emitida pelo comercializador, a certificar que durante a vigência do contrato a energia elétrica fornecida à Lipor é proveniente de fontes 100% renováveis.

Resultados
 
Aquisição de eletricidade produzida a partir de fontes de energia 100% renováveis
  • Poupança de 681,5 tCO2, no período de 1 ano;
  • Declaração de Energia 100% de origem renovável.

Uma vez que não há data para a emissão dos Certificados de Garantia de Origem, por parte da Direção Geral de Energia e Geologia, o comercializador emitiu uma declaração atestando que a origem da energia elétrica, fornecida à LIPOR, é proveniente de fontes de energia 100% renováveis.


Nota: As poupanças de CO2 foram calculadas de acordo com o Despacho n.º 17313/2008, onde o fator de emissão de gases com efeito de estufa para a eletricidade é de 0,47 kgCO2e/kWh

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros