Central Fotovoltaica

Apostamos em energias sustentáveis.

Central Fotovoltaica do Parque Aventura

No âmbito da nossa Política de Sustentabilidade, que se suporta num processo de melhoria continua e inovação, preservando os recursos naturais e das gerações futuras, procuramos, continuamente, as melhores soluções para aumentar a eficiência.

Assim, desde cedo percebemos que poderíamos potenciar as áreas do Parque Aventura com acesso limitado para a utilização lúdica pela comunidade, perspetivando o seu aproveitamento para a instalação de painéis fotovoltaicos.

Este projeto compreende uma central de minigeração baseada na tecnologia fotovoltaica, que maximiza o aproveitamento da energia solar para a produção descentralizada de energia elétrica. Esta Central é composta por 1.200 painéis fotovoltaicos com uma potência unitária de 230 Wp, ocupando uma área de cerca de 4.800 m2.

A minigeração fotovoltaica, através da produção de eletricidade, garante a sustentabilidade financeira do sistema e a contribuição para os objetivos fixados na ENE (Estratégia Nacional para a Energia) 2020. Estimamos a redução de emissões na ordem das 174 toneladas de CO2e/ano, correspondendo a um sequestro florestal de 17 400 árvores.

Desde a sua entrada em funcionamento, no início de junho de 2013, e até ao final de 2019, produzimos 2.159 MWh de eletricidade, correspondendo a cerca de 1.015 toneladas de emissões de CO2e evitadas (emissões calculadas de acordo com o Despacho n.º 17313/2008). Em média a central produz, anualmente, cerca de 325 MWh, o que equivale ao consumo elétrico, total, de cerca de 100 habitações.

Central Fotovoltaica da Central de Valorização Orgânica

Dando continuidade ao sucesso do primeiro parque fotovoltaico, em cooperação com a Hidurbe e a Endesa, promovemos a instalação de uma Unidade Fotovoltaica de Produção para Auto Consumo (UPAC) na Central de Valorização Orgânica, cobrindo uma parte significativa desta unidade.

Instalamos 2.200 painéis de elevada performance, ocupando uma área de cerca de 5.400 m2 e com uma potência instalada de 748 kWp. A produção anual estimada de eletricidade é de cerca de 1,1 GWh, destinando-se, prioritariamente, ao autoconsumo da Central. Esta produção de eletricidade, renovável, corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias e estimamos que sejam evitadas aproximadamente 518 toneladas de CO2 equivalente por ano.
Ao mesmo tempo, prevemos um excedente de cerca de 40.000 kWh que serão injetados na Rede como energia limpa e renovável. Com a criação desta Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo, a Endesa, a Hidurbe e a LIPOR uniram esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável.

Com este projeto incrementamos a produção de energia elétrica, através de fontes renováveis, de 372 MWh para 1.472 MWh, correspondendo a uma redução de cerca de 692 toneladas de CO2e/ano.

Conheça o projeto em detalhe: