Prevenção

Prevenimos, transformamos e regeneramos. Faz parte de nós!
 
A prevenção na produção de resíduos significa diminuir a quantidade de resíduos que produzimos na fonte. Ou seja, quando vamos às compras, por exemplo, devemos ter o cuidado de escolher produtos com poucas embalagens ou comprar apenas os produtos que necessitamos, pois assim estamos a prevenir a produção de resíduos.

Mas a prevenção não termina aqui. Após a aquisição dos produtos também podemos prevenir a produção de resíduos, aproveitando-os ao máximo, dando-lhes uma nova vida, ou seja, reutilizando-os.

De facto, a Prevenção ocupa o lugar de topo na Hierarquia Europeia de Gestão de Resíduos, podendo assumir três formas distintas:
  • a prevenção quantitativa (redução da quantidade) de resíduos produzidos;
  • a prevenção qualitativa (redução da perigosidade); e,
  • a diminuição de impactos ambientais ao longo do ciclo de vida.
Através da prevenção incluímos esforços de redução e reutilização e procuramos reduzir a produção de resíduos, diminuindo os custos de tratamento e entrega, os custos de produção, o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de efeito de estufa.

Assim, por considerarmos a importância da Prevenção na Gestão de Resíduos, assumimos na nossa Estratégia de Gestão de Resíduos três questões fundamentais:
  • alteração de processos para a eliminação dos resíduos na produção;
  • a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade; e,
  • a reutilização dos produtos como forma de poupança.
Afinal, o melhor resíduo é aquele que não chega a ser produzido!
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi