Central de Valorização Orgânica

Acolhemos, Reciclamos e Devolvemos à Terra o que vem da Terra.


Na Central de Valorização Orgânica, situada em Baguim do Monte, temos capacidade para valorizar 60 mil toneladas/ano de Biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes) provenientes de recolha seletiva. A Central utiliza o processo de compostagem em túnel, produzindo cerca de 13 mil toneladas/ano de corretivo orgânico de alta qualidade, o NUTRIMAIS.


 
Uma das características mais relevantes desta Central é a seleção criteriosa dos biorresíduos aceites no processo de compostagem, influenciando a qualidade do composto produzido. Os biorresíduos valorizados na Central são provenientes dos seguintes circuitos de recolha seletiva:
  • Recolha Seletiva Porta-a-Porta Residencial (resíduos alimentares de habitações);
  • Recolha Seletiva Porta-a-Porta Não Residencial (resíduos alimentares de restaurantes e similares);
  • Outros circuitos de Recolha Seletiva dedicados (resíduos alimentares de diferentes origens, incluindo mercados e feiras, festas, romarias, eventos, etc.);
  • Recolha Seletiva de Resíduos Verdes (porta-a-porta, de proximidade e ecocentros);
  • Recolha Seletiva de Resíduos Verdes de Cemitério.
A pureza dos biorresíduos recolhidos (ausência de contaminantes) é um aspeto fundamental para a viabilidade e sucesso de todo o projeto.

 



 

A Central de Valorização Orgânica é complementada por duas instalações de apoio:
  • Parque de Verdes para onde são encaminhados e previamente selecionados todos os resíduos verdes (relvas, podas, troncos, etc.);
  • Plataforma de Triagem de Resíduos Verdes de Cemitérios, na qual uma equipa de 6 colaboradores procede à separação minuciosa dos resíduos verdes provenientes dos cemitérios.
Saiba mais sobre o funcionamento da Central de Valorização Orgânica.

Monitorização Ambiental

Todo o processo desenhado na Central de Valorização Orgânica responde a duas premissas fundamentais: por um lado, assegurar uma ótima qualidade do produto final (composto); e, por outro, o tratamento integral dos odores, diminuindo o seu impacto no exterior da Central.

Apresentamos aqui um breve resumo dos sistemas de proteção ambiental instalados.