Volume de resíduos no mundo pode aumentar em um terço até 2050!

O volume de resíduos no mundo deve chegar a 3,8 mil milhões de toneladas em 2050, um terço mais do que os 2,3 mil milhões registados em 2023, com consequências para a saúde e economias, alerta a ONU no relatório "Global Waste Management Outlook 2024” (GWMO) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Este relatório faz ainda a associação da produção de resíduos ao PIB dos Países e economias em rápido crescimento, ressalvando que enquanto a maior parte dos resíduos é recolhida nos países ricos, a taxa de recolha é inferior a 40% nos países mais pobres. Apresenta ainda uma analogia dos resíduos à saúde, referindo que atualmente, entre 400.000 e um milhão de pessoas morrem todos os anos de doenças ligadas a uma gestão inadequada dos resíduos (diarreia, malária, doenças cardiovasculares, cancro, etc.).

O documento refere ainda que, se não forem tomadas medidas urgentes na gestão de resíduos, em 2050 o custo anual global poderá quase duplicar para uns impressionantes 640,3 mil milhões de dólares (cerca de 580,13 mil milhões de euros)!

A LIPOR, decorrente da sua atividade internacional, propõe-se a trabalhar com os Países mais pobres e atrasados no que respeita à definição e adoção de estratégias de gestão de resíduos, com o intuito de contribuir para o seu DESENVOLVIMENTO e PROSPERIDADE.  

Um claro contributo para a construção de um Mundo melhor e o alinhamento com as necessidades prementes do Mundo no que respeita à gestão de resíduos, conforme consta no GWMO.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi