XVII Benchmarking internacional resíduos sólidos Portugal passa pela LIPOR

Nos dias 10 e 11 de abril de 2024, a LIPOR - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, recebeu uma delegação do Brasil como parte do Programa XVII Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal.

Composta maioritariamente por dirigentes e técnicos de autoridades públicas brasileiras, juntamente com alguns políticos, a delegação percorreu um itinerário intenso que incluiu uma série de visitas técnicas especializadas. O objetivo principal foi entender as práticas de gestão sustentável de resíduos implementadas pela LIPOR, uma referência internacional neste setor.

O grupo passou pelo Circuito da Reciclagem, onde os participantes puderam explorar o Crew -Centro de Reutilização de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, o Ecocentro, o CT -Centro de Triagem e a TAE -Triagem Automática de Embalagens. Essa experiência permitiu uma visão detalhada das operações de triagem e reciclagem que contribuem para uma gestão mais eficiente dos resíduos.

Outro ponto crucial da visita foi o Circuito de Valorização Orgânica e o Parque Aventura. Os participantes foram conduzidos pela Horta da Formiga e pelo Parque Aventura (antigo aterro sanitário), onde puderam testemunhar o processo de valorização de resíduos orgânicos e verdes e a sua transformação em fertilizante, além de conhecerem iniciativas de reabilitação de áreas degradadas.

Além disso, a delegação brasileira teve a oportunidade de explorar o Circuito de Valorização Energética LIPOR II, que engloba a Central de Valorização Energética (CVE)e o aterro de suporte. Este foi um momento crucial para entender como a LIPOR transforma resíduos em energia limpa, contribuindo assim para a sustentabilidade energética da região do Grande Porto.

A visita à LIPOR não apenas proporcionou uma imersão valiosa nas melhores práticas de gestão de resíduos, mas também estreitou os laços de cooperação entre Portugal e Brasil neste importante campo. Espera-se que os insights adquiridos durante o benchmarking inspirem iniciativas semelhantes e promovam uma abordagem mais sustentável para a gestão dos resíduos em todo o mundo.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi