Perguntas Frequentes - Compostagem

a a a

O que é a Compostagem? 

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.
 
"Fazer Compostagem em casa poupa transporte e custos de deposição de resíduos que de outra forma não teriam o destino final adequado."
 

Como é que o Composto beneficia o solo? 

O composto adiciona matéria orgânica ao solo. Ajuda a reter a água nos solos arenosos e dá porosidade aos solos argilosos.
 
Introduz no solo organismos benéficos, como bactérias e fungos, que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas.

Como posso utilizar o Composto?

O composto maturado é usado para relvados, vasos, canteiros, floreiras e caldeiras das árvores. Uma mistura de 1/3 de composto, 1/3 de areia e 1/3 de terra é um rico adubo para plantas novas, floreiras e plantas de interior. Para projetos de arquitetura paisagística, uma mistura de 60% de composto com 40% de terra é ideal para relvados, canteiros, árvores e arbustos novos.
 
Fazer compostagem caseira é muito fácil, e qualquer pessoa pode fazer, só precisa de um pouco de espaço.

Quais as Vantagens da aplicação de composto na Quinta? 

 Aplicado nas plantações adiciona matéria orgânica, melhora a estrutura do solo, reduz a necessidade de fertilizantes e o potencial de erosão do solo;
 Pode ser armazenado por longos períodos de tempo, sem odores nem moscas;
 Pode ser usado em qualquer altura do ano;
 Elimina ou reduz os problemas de deposição de estrumes, reduzindo as escorrências e contaminação de poços por nitratos;
 Também pode ser usado como cama de gado.

O que é ser Biodegradável? 

É toda a substância que pode, facilmente, ser decomposta, no próprio ambiente, em elementos mais simples por ação de microorganismos existentes na natureza. Legumes, fruta, cascas de ovos, pão, bolos, saquinhos de chá e café, folhas, relvas, podas, caules, flores, ramos, palha, feno...são exemplos de materiais biodegradáveis utilizados para compostagem caseira ou industrial na Horta da Formiga e na Central de Valorização Orgânica da Lipor.

O que é a Agricultura Biológica?

Agricultura Biológica é a agricultura que permite uma exploração sustentável dos solos utilizando as relações entre as várias plantas para manter as culturas livres de pragas, dispensando o recurso a substâncias químicas como pesticidas, herbicidas e fertilizantes.
A Horta da Formiga é o Centro de Compostagem Caseira da Lipor, onde se demonstra o processo de compostagem caseira, as suas utilizações e respetivas vantagens. O composto produzido é aplicado no pomar e na horta onde os produtos são cultivados segundo métodos assentes nos princípios da agricultura biológica.
 

Como posso facilitar a minha participação em prol do Ambiente? 

Utilize dois caixotes para os seus resíduos domésticos: um para os resíduos orgânicos (restos de comida) e outro para as embalagens de plástico e metal. As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda, despensa ou arrecadação. O papel e o cartão usados podem ser armazenados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, por exemplo, dado não provocarem maus cheiros. Deve espalmar as embalagens de papel e cartão, a fim de reduzir o seu volume, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento em casa e assim reduzir o número de deslocações ao Ecoponto. Sempre que possível, escorra todo o conteúdo das embalagens e espalme-as, de forma a ocuparem menos espaço. Se achar necessário pode passar as embalagens por água, para evitar maus cheiros. As embalagens de madeira devem também ser separadas, embora só possam ser depositadas nos ecocentros.

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros