Sabe onde colocar os Óleos Alimentares Usados (Óleos utilizados na fritura de alimentos)?

a a a

Se respondeu "Devo colocar em ecopontos próprios de cor laranja colocados na via pública” PARABÉNS, acertou na resposta correta!!

Os óleos alimentares usados - OAU (óleo de girassol, de soja, azeite, entre outros), infelizmente, na maioria das vezes, são despejados pelo esgoto da banca…

Este é um erro ambiental que podemos involuntária ou voluntariamente cometer!

Asvantagens da separação dos óleos alimentares usados são inúmeras, pois além de se dar umdestino final adequadoa este tipo de resíduos, os benefícios ambientais, sociais e económicos são de grande relevância. Destacam-se anão contaminação dos cursos de água(um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água! O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!), aconservação das tubagens de canalização, obom funcionamento das ETAR’s(Estações de Tratamento de Águas Residuais) e aatitude exemplar de bom cidadão, consciente dos problemas atuais que muito interferem no futuro do planeta e das gerações.

Os OAU separados são depositados em contentores específicos(oleões) e posteriormente, recolhidos e encaminhados para reciclagem, nomeadamente para fabrico de sabão natural ou biodiesel (biocombustível).

Atualmente, na área de intervenção da LIPOR existem oleões para deposição dos óleos alimentares usados em todos os seus municípios associados. Saiba o local mais perto de sua casa onde pode depositar o seu OAU.

Na impossibilidade de recorrer a um destes pontos de recolha, o melhor é armazenar os óleos alimentares usados em garrafas de plástico ou, com os guardanapos de papel usados, absorver o óleo para posterior deposição no contentor de resíduos indiferenciados. Assim, não prejudicamos e não contaminamos os cursos de água!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros