19 Mar

Cidadãos podem submeter os seus projetos até 27 de março

No âmbito do recém-criado Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos, o primeiro promovido em Portugal, os cidadãos já podem submeter as suas candidaturas. Até 27 de março, podem ser apresentados projetos nos domínios da mobilidade, alimentação, energia e consumo com o objetivo de mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos nestes domínios, visando reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% já em 2030.

Os cidadãos de Matosinhos envolvidos no tecido associativo, empresarial ou da administração local, ou interessados em causas coletivas, já podem submeter as suas propostas de ação nos domínios identificados que serão trabalhadas em sessões colaborativas nas uniões de freguesia que decorrerão durante os meses de abril e maio.

Estas sessões serão mediadas por uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, parceiro científico desta iniciativa, para serem posteriormente experimentadas no terreno através de atividades de baixo custo e impacto rápido e mobilizador durante o mês de junho.

Refira-se que os laboratórios de cidadãos são espaços colaborativos de prototipagem de soluções e de experimentação, através de medidas de baixo custo e rápida visibilidade, envolvendo os cidadãos, administração e especialistas num trabalho mediado. São promovidos em espaços abertos, inclusivos e descentralizados, abertos a todos os cidadãos, especialistas e não especialistas, permitindo a escuta de necessidades e anseios coletivos, o encontro de saberes e competências e constituindo uma oportunidade de experimentação de novas formas de conceber projetos.

Paralelamente a esta convocatória de ideias, serão desenvolvidas duas assembleias climáticas dirigidas a crianças e jovens do concelho, envolvendo escolas, associações de pais, associações juvenis e equipas municipais relacionadas com a temática.

Saiba mais sobre este projeto e inscreva-se AQUI.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi