20 Mar

LIPOR junta-se a 14 novas empresas do Norte que assinaram o Pacto da OERN

O Pacto OERN para "Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros” voltou a ser subscrito no passado dia 18 de março, por 15 novas empresas que juntam às 11 iniciais deste projeto.

Nesta segunda edição do Pacto OERN assinaram as empresas CEiiA, Centro de Estudos do Património, Conduril, Jayme da Costa, JFA Engenharia, KEO Portugal, LIPOR, PPSEC, PQF Engenheiros, Proef, SEVENFORMA, Tabique, Tykhe, VHM e Vialsil que se juntam assim às empresas subscritoras iniciais A400, ACA, BIMMS, Casais, Dourogás, Efacec, GEG, Infraspeak, Mota-Engil, Painhas e Sopsec.

As empresas signatárias comprometem-se na melhoria das oportunidades de trabalho dos Engenheiros, assim como no incremento de condições para o desenvolvimento pessoal, social e profissional, concretizando uma mudança real no atual contexto profissional da Engenharia.

Neste momento há assim 26 empresas de referência do Norte do país que, com a Ordem dos Engenheiros – Região Norte, estão comprometidas nos objetivos que este pacto pretende alcançar.

  • Aumentar a remuneração dos Engenheiros;
  • Garantir a execução de atos de Engenharia por Engenheiros qualificados para o exercício da profissão e em conformidade com os respetivos níveis de qualificação;
  • Proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • Incentivar uma tipologia de contrato de trabalho estáveis;
  • Promover de oportunidades e diversidade nas condições de trabalho dos Engenheiros;
  • Desenvolver um programa de formação e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Integrar profissionalmente Engenheiros com base num plano de desenvolvimento de competências;
  • Contratar recém-licenciados nas escolas de ensino superior nacionais em condições superiores aos definidos nos programas públicos de apoio;
  • Fomentar o regresso de Engenheiros que trabalhem no estrangeiro;
  • Promover práticas de sustentabilidade responsáveis.

Pelo presente Pacto, a OERN quer reunir empresas, com sede e influência na Região Norte de vários setores de atividade, no qual estas assumem o compromisso voluntário, na resposta ao atual enquadramento de empregabilidade dos Engenheiros, enquadrado num processo de mudança de paradigmas na sociedade e reconhecimento público dos Engenheiros.

O Pacto OERN está aberto a todas as empresas com sede e influência na Região Norte que pretendam subscrever e fazer parte deste movimento.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi