12 Mar

Matosinhos apresenta resultados do projeto "Rolha a rolha, semeie a recolha” com plantação simbólica de uma árvore

Decorreu na manhã do dia 12 de março, no Jardim Senhor do Padrão, uma plantação integrada na campanha "Rolha a rolha, semeie a recolha”, que contou com a participação da Sr.a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, da vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Administradora da LIPOR Manuela Álvares e representantes de alguns clientes aderentes ao projeto.

A campanha "Rolha a rolha, semeie a recolha” é operacionalizada pelo Município de Matosinhos em parceria com a LIPOR, a Quercus, a Rede Ambiente e os estabelecimentos comerciais aderentes. A campanha conta ainda com a parceria de empresas como a Amorim, a Extruplás e a BA Glass.

Como parte do mote da campanha, é plantada uma árvore autóctone por cada 50 rolhas recolhidas. O projeto no Município de Matosinhos teve início em 2023 e resultou na recolha de 64 kg de rolhas de cortiça, o equivalente a cerca de 12.700 unidades, que se traduziram em, aproximadamente, 254 novas árvores.

Este projeto tem como objetivo promover a reciclagem da cortiça, cujas vantagens ambientais são inúmeras, pois podem ser transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquet, e ainda contribui para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e o aumento da capacidade de retenção de CO2 com a plantação de novas árvores.

De modo a marcar este resultado num espaço público da cidade, foi escolhido este local onde a árvore plantada simbolizou as novas 254 árvores que serão plantadas num espaço mais adequado, já identificado pelo Município de Matosinhos, e que é garante de que esta reflorestação perdurará no futuro.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi